INÍCIO ARTIGOS ESPÉCIES GALERIA SOBRE EQUIPE PARCEIROS CONTATO
 
 
    Artigos
 
Revisão da História da "Caridina cantonensis" - 2
 
José María Requena - Revisão da História da "Caridina cantonensis"



Revisão da História da Caridina cantonensis - parte 2


 

Tem sido vista outra variedade de Red Ruby, chamada Extreme Dark Ruby ou Shadow Ruby, que é um Red Ruby Extreme, mas com um tom avermelhado muito escuro, quase granada. Este padrão parece aparecer quando os pigmentos preto e vermelho competem na mesma proporção, determinando uma cor granada intensa.




Super Red Crystal. Foto de Novina



Há outra variedade procedente da Alemanha chamado Super Cristal, onde a cor branca quase desapareceumas sem a mutação Taiwan. Ela é alcançada por meio da seleção de exemplares de Red Crystal grau B ou C com melhor qualidade de vermelho, como os graus SS e SSS com o branco.




Blue Bolt de médio e alto grau. Fotos de Novina



Depois de alguns anos surgiu uma nova variedade, como resultado do cruzamento do Snow White e King Kong, resultando em um camarão de cor branco-azulada e que é conhecido como Blue Bolt Taiwan Bee. Da mesma forma, se você cruzar um Red Ruby com um Golden Crystal pode-se obter um Red Bolt Taiwan Bee.




Red Bolt. Foto de Novina



É claro que também foram criadas gradações desses camarões, baixasmédias e altas, em função da intensidade e opacidade de azul ou vermelho. O curioso é que com os cruzamentos só se geram graus médios e baixos. Então, como se geram as gradações mais altas? Novamente, através de cruzamentos. Ao cruzar um Blue Bolt de grau mais baixo com um Aura Blue (Caridina cantonensis, que vimos previamente), se intensifica o azul. O resultado é um azul opaco (Taiwan) e intenso (Aura). Com os Red Bolt ocorre algo similar, mas ao invés de usar as Aura Blue, usaremos as Tangerine, C. cantonensis também.  


Há um camarão semelhante ao Red Bolt, chamada de Pink Golden, que é uma coloração vermelha suave em todo o corpo (junto com o branco) e o cefalotórax livre dela, que com o tempo descobriu-se que se trata de um Golden de grau médio ao qual se colocou um nome próprio.



Extreme Blue KK e Hulk Multistripes. Fotos de Garnella



Desde 2006 até os dias de hoje, o policromatismo das variedades Taiwan tem crescido exponencialmente. 


Existe um King Kong com uma tonalidade esverdeada (camarão Hulk), que se deve a uma maior intensidade da cor negra e que só começou a ser comercializados por volta de 2009. Da mesma forma e posteriormente foram obtidos camarões Taiwan azuis, chamadas comercialmente de Blue Jelly, mas que devido à confusão que o nome gera, é pouco usado. Nelas ocorre o efeito contrário das Hulk, o pigmento branco ganha força e o negro se "dilui". Em 2012 surgiram os Yellow King Kong (amarelas), ainda de genética incerta. Ainda existem dúvidas se podem ser cruzamentos de C. cantonensis e C. mariae, ou uma espécie nova. Em 2015 conseguiu-se esta mesma variedade, mas com olhos amarelos. 



Yellow KK (foto de Silane) e Yellow KK Orange Eyes (foto de Dilwyn Tng).


 

E também existem os camarões Panda com listras azuladas em vez de brancas, denominadas Shadow. Os camarões Shadow aparecem espontaneamente dos Black Taiwan embora não esteja claro se isto se deve a uma mutação espontânea ou um cruzamento. O efeito é semelhante aos Blue King Kong, mas com uma força menor do pigmento branco. Também é intrigante que muitos Panda normais apresentem este padrão ao nascer, mas que desaparece com o crescimento, permanecendo somente nos Shadow verdadeiros.



Shadow Panda. Foto de Novina



Shadow Mosura. Foto de Novina



Antes de falar sobre as diferentes cores "alternativas" do camarão Taiwan é importante falar sobre dois outros camarões: O primeiro é conhecido como Black / Red Ghost, camarões transparentes com finas faixas vermelhas ou negras, e olhos cor de laranja. Não se conhece a ciência certa de como são obtidas, mas parece que o(s) gene(s) que dão os olhos laranja estão implicados também em inibir a cor branca. Se são uma variedade ou um cruzamento ainda não está claro. 


A segunda é o anteriormente mencionado White Bee ou White Crystal, um camarão transparente de finas faixas esbranquiçadas. De forma simples, é o oposto de um Ghost. Parece ser um tipo de albinismo, mas não é claro se é uma mutação de uma espécie concreta, uma mutação de uma variedade, ou um cruzamento. Como curiosidade, apesar de não se ver nenhuma cor nestes camarões (fenótipo), eles podem possuir o gene para a pigmentação (genótipo), com um segundo gene mascarando usa ação. Isto pode ser visto na cor dos seus ovos, que podem ser apigmentados, azulados (pigmento negro), ou avermelhados. 


Mas é seu cruzamento com o Taiwan que gera estas cores tão interessantes nestes camarões. O cruzamento de um White Bee com um Black Taiwan gera camarões verdes (Hulk) ou azuis (comercialmente é chamado de Blue Jelly, mas, dada à confusão com os Neocaridinas talvez acabe com outro nome). Não está claro por que algumas vezes temos uma cor ou outra, mas é uma questão de tempo para que descubramos.


Da mesma forma, o cruzamento do White Bee com o Red Taiwan gera camarões amarelos (Yellow King Kong) e laranjas (Orange King Kong).




White Bee (foto de Novina), Tiger BT6 (foto de Manu_el)




Agora vamos falar sobre o irmão dos Crystal, os camarões Tiger, e finalmente veremos a interação entre eles.


Por muito tempo se imaginava que o Tiger fosse da mesma espécie do Crystal, Caridina cantonensis. Em 2014 descobriu-se que se trata de outra espécie, embora próxima, chamada de Caridina mariae. Seu habitat é muito parecido com o do Black Crystal selvagem, embora prefiram águas um pouco mais neutras (pH 7,0-7,2).


O camarão Tiger original é transparente com listras pretas, embora sua coloração possa ser muito variável e rica, seu corpo podendo ter um aspecto transparente, cores preta, azul ou vermelha. A cor das suas listras pode variar também, podendo ser pretas, azuis ou vermelhas. Alguns indivíduos também têm caudas amarelas.


A variedade vermelha (Red Tiger) resulta de uma mutação espontânea, uma vez que esta espécie invade rios com substrato vermelho no sul da China. Este camarão é considerado também uma variedade selvagem, habitando lugares diferentes do Tiger com listras pretas. Vale a pena lembrar que também existe uma variedade vermelha produzida do cruzamento de um Black Tiger com CRS, que geralmente possui uma quantidade maior de branco do que a forma verdadeira selvagem. 


Outra mutação espontânea nesta espécie é o albinismo, presente em 0,01% da população, resultando no Yellow Tiger, que tem corpo amarelado, listras pretas e olhos amarelos ou vermelhos. É quase impossível de se encontrar à venda.




Red Tiger e Black Tiger BTOE. Fotos de Novina



A variedade Black Tiger pode ser selecionada e aumentar a sua quantidade de preto progressivamente. Objetivo alcançado em 2002 pelo alemão Kai Alexander Quante que, a partir do Tiger, depois de quatro anos conseguiu estabilizar um camarão todo preto (BT-1).




Black Tiger BT-0 Blue Eyes. Foto de Novina



Esta variedade tem graus de coloração chamado BT-N°. Assim como os camarões Taiwan, uma maior quantidade de pigmento levam estes animais a serem mais propensos a doenças pela endogamia e aumento do metabolismo basal.


Um Black Tiger com nome próprio é o Midnight Prince, um padrão desenvolvido por Monika Poehler, e foi nela que ela se baseou seus estudos sobre os Taiwan. Sua cor é negra intensa e tem um pontilhado branco na cauda que se mantém na sua descendência.  


A variedade azul surgiu em 2006 novamente pelas mãos do criador alemão Kai Alexander Quante a partir do Tiger. Esta variedade foi obtida a partir de um Tiger normal com corpo transparente e olhos negros (herança desconhecida). Esta variante é muito nova e ainda não foi estabilizada, assim a prole não terá a mesma tonalidade dos pais, eles podem sair: azul com vermelho-granada na parte superior (Rusty Red-Blue Tiger), cor azul intensa (Deep Blue Tiger), azul médio (Indigo Blue Tiger), leve tonalidade azul (Sky Blue Tiger) ou quase transparente, mas azulado (Blonde Tiger). Os olhos são de cor laranja-dourado.




De cima para baixo, Sky Blue Tiger, Royal Blue Tiger, Blue Tiger orange eyes, Red-Rusty Blue Tiger, Indigo Blue Tiger e Deep Blue Tiger. Primeira foto de Pacom, as demais de Novina



Em 2007, o alemão Uwe Neumann cruzou Black Tiger e Blue Tiger, obtendo um Black Tiger de olhos laranja (BTOE).


Em 2008 Imke Jung Johann cruzou um Red Tiger com Blue Tiger, resultando em um camarão azulado com listras vermelhas, o Blue Tiger Red Stripes.




Brown Tiger (esq.), Black Tiger BT0 blue eyes (centro) e Tiger Tricolor orange eyes (dir.). Fotos de Novina



Em 2009, o alemão Michael Nadal conseguiu o Royal Blue Tiger ou Poison Blue Tiger, que é um camarão azul intenso, uniforme e com os olhos de cor laranja. Esta linhagem é resultado do cruzamento de um Black Tiger com um Deep Blue Tiger.


Em 2013 surgiu no mercado um camarão denominado Brown Tiger, nada mais do que a forma Rusty-Red no Black Tiger, mas que ao misturar o negro com o vermelho resulta numa cor ligeiramente amarronzada.


Existe uma última variedade, chamada de Super Tiger ou Tiger Orange Tail, que tem uma coloração de base entre o bege, esbranquiçado ou quase transparente, suas listras são pretas e as extremidades do corpo são de cor amarelo-alaranjado. É uma variedade selvagem nativa de Taiwan.




Super Tiger. Foto de Novina




Como eu disse anteriormente, agora vamos falar sobre os diferentes cruzamentos que foram testados entre o Tiger e o Crystal. Embora sejam espécies diferentes, são espécies próximas, e estes híbridos têm descendência fértil.




De cima para baixo, Red Tibee, Fancy Red Taitibee, Red Fancy Tibee, Black Taitibee, Tangerine Tibee e Red Taitibee. Fotos de Novina



O primeiro cruzamento consiste em unir um Red Crystal / Black Crystal com um Tiger, resultando nos chamados Tibee; cuja cor pode ser vermelha ou preta, dependendo do Crystal usado, e faixas brancas provenientes do Tiger. O problema é que o branco costuma ser pouco opaco inicialmente, e com zonas transparentes. Se ao invés de se usar um Tiger negro usarmos um Tiger vermelho ou azul, estas faixas brancas terão uma tonalidade avermelhada ou azulada, com áreas descontínuas transparentes.


Quando consegue-se opacificar o branco através de seleção, teremos um Fancy Tibee. Uma vez entendido isso, as Golden e Snow White são Tibees com uma profunda seleção


Em 2013 surgiu na internet a notícia de uma variedade de Tiger totalmente branca, conseguido através de seleção, nos aquários de Monika Poehler na Alemanha, chamada de White Tiger. A verdade é que o White Tiger e o Snow White são a mesma variedade.


Cruzamentos de CRS/CBS e Caridina cantonensis também são possíveis, e são indistintamente chamadas de Tibee. Nestes casos se obtêm um camarão negro ou vermelho, a depender do Crystal usado, e faixas laranjas ou azuis dependendo se usarmos um Tangerine ou um Aura Blue. 


Mais tarde, foram realizados os mesmos cruzamentos (tanto com C. mariae quanto C. cantonensis), mas usando camarões Taiwan. Assim, foram obtidos os Taitibee ou Taibee, e o padrão de coloração é o mesmo que o Tibee, mas muito mais intenso e denso, similar às Fancy Tibee. Encontramos Taitibee negras e vermelhas com faixas brancas, mas também padrões chamativos de camarões azuis com faixas brancas, camarões negros e azuis, negras e laranjas, e seus correspondentes vermelhos.


Em 2011 surge um padrão de cor chamado Pinto. Foi desenvolvido pela aquarista alemã Astrid Weber e consiste em um camarão de corpo branco e cabeça negra, com a presença de um pontilhado esbranquiçado-azulado na cabeça. Esta variedade é obtida cruzando-se um Black/Red Taiwan com um Tiger, seja ela vermelha, azul ou negra. Ou seja, na realidade é um Taitibee, mas com um padrão que surge raramente. Como esperado, também se padronizaram graus para estas variedades. Estas são: grau baixo ou Zebra (camarões negros, vermelhos ou azuis com umas pequenas faixas brancas no abdômen), grau médio (o branco ocupa a metade do abdômen) e grau alto ou Pinto Spotted Head (predomínio de áreas brancas).



Black Zebra Pinto (baixo grau), Red Pinto (grau médio), Black Pinto (grau médio) e Black Pinto Spotted Head (alto grau). Fotos de Novina



Quando reproduzimos estes camarões com frequência são obtidos descartes. Podem chegar ao mercado chamados de Crystal Spotted Head.   


Em 2014 surge uma nova variedade desenvolvida pelo alemão Manfred Reinelt, os Steel Head, nas cores amarelo, azul e vermelho. Pouco se sabe sobre a sua origem, somente que surgiu durante seus esforços para melhorar a coloração dos seus cruzamentos Shadow Bee / Red Ruby e Tangerine Tiger, em F5.



Blue Steel Head, Red Steel head e Yellow Steel Head. Fotos de Garnella



Finalmente, em 2015 se acrescenta à coleção de variedades a forma Skunk Pinto. Foi descoberta no Aquarama de Singapura em 2013, onde foi apresentada por um criador. Não se assemelha aos Pinto convencionais, mas manteve-se o nome por convenção. Sua origem é um Black Taiwan cruzado com um Aura Blue. Ainda não foi tentada com um Red Taiwan, mas provavelmente obteria-se o mesmo resultado. Tampouco não foi tentado o cruzamento com um Tangerine, quem sabe seja o próximo padrão.




Veja a terceira parte do artigo aqui
VEJA TAMBÉM
   
Classificação e Taxonomia das "Pomacea"
Walther Ishikawa - Classificação das Ampul...
Saiba mais
   
O Mistério dos Camarões-Fantasma Azuis
O que são estes Fantasmas de cor azul??? -...
Saiba mais
   
Paludário de Caranguejos do Mangue
Breve artigo descrevendo a minha experiênc...
Saiba mais
   
Alimentação Pedal de Nêuston pelas Ampulárias
Uma forma curiosa das Ampulárias se alimen...
Saiba mais
   
Eclosão do Camarão Red Cherry
Peter Maquire - Fantásticas fotos da eclos...
Saiba mais
   
Cruzamentos seletivos de Ampulárias
Walther Ishikawa - Cruzamentos seletivos d...
Saiba mais
   
Dissecando Caramujos “Ramshorn”
Identificação das espécies de "Red", "Blue...
Saiba mais
   
Reprodução das Medusas de Água Doce
Gen-yu Sasaki - Reprodução do "C. sowerbyi...
Saiba mais
   
- Legalidade e Invertebrados de Água Doce
Aspectos Legais sobre Invertebrados de Águ...
Saiba mais
   
Reprodução de Pomacea diffusa
Cinthia Emerich - Reprodução de "Pomacea d...
Saiba mais
   
Eclodindo ovos de camarão artificialmente
Ryan Wood - Eclosão de ovos retirados de c...
Saiba mais
   
Salvem os Caramujos!
Mateus Camboim - Salvem os Caramujos!
Saiba mais
 
« Voltar  
 

Planeta Invertebrados Brasil - © 2024 Todos os direitos reservados

Desenvolvimento de sites: GV8 SITES & SISTEMAS