INÍCIO ARTIGOS ESPÉCIES GALERIA SOBRE EQUIPE PARCEIROS CONTATO
 
 
    Artigos
 
A reprodução do camarão de água doce no aquário
 
Uma breve explicação sobre o processo de reprodução.

Visão Geral

Os camarões de água doce têm um processo de reprodução diferenciado, muitos aspectos desse processo são desconhecidos. Os aspectos que são conhecidos às vezes podem ser distorcidos ou mal interpretados. Este artigo destina-se a tentar explicar, o quanto nos for possível, o processo de reprodução do camarão de água doce de aquário. Este artigo está focado no processo reprodutivo dos camarões que não têm uma fase larval durante a reprodução. Nestas espécies sem fase larval, o resultado do processo reprodutivo é a eclosão de um mini adulto, com formato e funções vitais iguais aos de seus pais.

Sexagem

É claro que quando se tenta compreender o processo de reprodução de um dos aspectos mais importantes é determinar o sexo do camarão. No entanto, isto não é fácil. Algumas espécies são mais fáceis de sexar, enquanto outras são praticamente impossíveis de sexar com o que se sabe agora, então a sexagem realmente depende da espécie que está observando.  

Espécies como Red Cherry, Yellow, Snowball, Red Crystal e outros são muito fáceis de sexar. Outras espécies como o Goldflake Red, Sulawesi Cardinal, Sulawesi Harlequin e outros, podem ser extremamente difíceis para determinar os dois sexos. Para cada espécie existem informações detalhadas, confira a página de espécies para ler as informações mais detalhadas sobre cada espécie em particular e como sexar seus camarões.

Idade: A sexagem depende da idade dos camarões. Sexar camarões adultos é muito mais fácil do que tentar sexar os camarões jovens. Um camarão jovem pode ser muito difícil de sexar, em algumas espécies isto é impossível. Sexar um camarão jovem provavelmente será muito difícil devido ao fato de que o camarão não é maduro o suficiente para mostrar atributos de gênero, cores, padrões, etc. Definitivamente, é uma boa idéia tentar sexar apenas os adultos.

Tamanho e coloração : Em muitas espécies a fêmea é maior do que o macho. Além disso, a fêmea é muitas vezes mais escura ou possui coloração mais forte. Isso pode ser facilmente observado nos camarões Red Cherry, as fêmeas não são apenas maiores, mas apresentam um vermelho mais muito mais escuro do que o macho Red Cherry, que é quase incolor, e por muitas vezes é também muito menor do que as fêmeas. As fêmeas de algumas espécies também podem exibir uma sobre suas costas. Abaixo está uma foto dos dois camarões Red Cherry, um macho e uma fêmea. Observe a diferença de tamanho e o mais importante a diferença de coloração entre eles.

Macho e Fêmea do camarão Red Cherry



Atributos sexuais: Existem outros métodos para sexar facilmente um camarão. Sem dúvida, existem alguns atributos visíveis que são capazes de diferenciar um macho de uma fêmea. Estes atributos normalmente envolvem a aspectos da anatomia feminina que não aparecem nos machos. Alguns destes atributos podem ocorrer em certos períodos e alguns outros aparecem em todos os momentos. É claro que uma fêmea que retém os ovos vai te dizer, sem nenhuma dúvida, que é uma fêmea. No entanto, quando os ovos não estão presentes, há outras maneiras de descobrir o sexo dos camarões.

A "Sela": O atributo mais comum para distinguir o sexo dos camarões é o aparecimento de uma sela ou “mini ovos” não desenvolvidos nos ovários. O termo “sela” vem do fato de que os ovos não fertilizados aparecem nas costas do camarão, por trás da cabeça, e tem a aparência de uma sela de um cavalo. Abaixo está uma foto de um Camarão Yellow com ovos e com a sela. Repare na primeira foto como a sela realmente se parece com uma sela real que você encontraria em um cavalo. Na segunda foto observe os minúsculos ovos que compõem a sela.

Camarão Yellow com ovos e “sela”


Close up da Sela


Formato da “Barriga”: Outra maneira de dizer a diferença entre um macho e uma fêmea é a aparência da barriga. Quando a fêmea está grávida, o ventre funciona como um escudo de defesa contra possíveis danos aos ovos. A barriga aparece curvada em fêmeas de várias espécies de camarão, mas existem algumas espécies que não possuem esta característica, independentemente do sexo. A falta de uma barriga não significa necessariamente que o camarão é um macho. Ela realmente depende de idade e mais importante das espécies de camarão em questão. Abaixo está uma foto de um camarão Red Crystal Femea com a barriga bem curvada demonstrando o sexo feminino.

Crystal Red Shrimp Femea com “barriga” com ovos 

Acasalamento

O Ato: O cruzamento entre um macho e fêmea de camarão é muito rápido. Em questão de segundos, o macho agarra a fêmea pelo abdômen, deposita o seu esperma e logo em seguida libera a fêmea. Às vezes você pode observar um macho assediando constantemente uma fêmea em uma tentativa de agarrar ela. Em outras vezes você pode achar que os camarões estão lutando, mas na realidade é um macho tentando acasalar. Abaixo estão algumas fotos de um macho Red Cherry Shrimp agarrando uma fêmea para depositar o esperma.

Red Cherry Macho sobre uma Fêmea por Peter Maguire


Red Cherry Macho sobre uma Fêmea por Peter Maguire


Fertilização: Como discutido anteriormente neste artigo, as fêmeas possuem minúsculos ovos não desenvolvidos nos ovários, também conhecida como a sela. O macho deposita o esperma na fêmea antes dos ovos saírem dos ovários para as bolsas sob o abdômen. Para chegar até as bolsas, os ovos são passam por dentro do exoesqueleto e são fertilizados pelos espermatozóides previamente depositados. É um grande equívoco pensar que os ovos são fertilizados depois que eles aparecem nas bolsas sob o abdômen. Você não vai ver um acasalamento de camarões se os ovos estão presentes, você só vai ver um acasalamento quando os ovos não estão presentes. Para depositar seus espermatozóides no exoesqueleto da fêmea o macho possui um apêndice minúsculo. Abaixo estão fotos do apêndice.

Apêndice Masculino do camarão Red Cherry por Peter Maguire


Apêndice Masculino do camarão Red Cherry, ampliado por Peter Maguire


Incógnitas: Ainda há muitas incógnitas sobre o que ocorre por trás do processo de acasalamento. Acredita-se que logo após a muda, a fêmea está pronta para acasalar. A maneira em que o macho descobre que a fêmea está pronta para acasalar ainda é desconhecida. Talvez ela libere um sinal químico ou algum outro tipo de notificação que só os camarões conseguem detectar. Sabe-se ainda que, quando uma fêmea faz a ecdise os machos do tanque nadam ao redor do tanque parecendo que estão bêbados, como se estivessem tentando localizar a fêmea pronta. Quando você vê um monte de camarões nadando em torno do vidro do aquário, observe o sexo dos camarões, se você olhar com atenção e perceber que são todos do sexo masculino, então está tudo ok, eles estão apenas procurando uma fêmea para acasalar.

Gravidez

Desova: Um camarão feminino está oficialmente “grávida” quando os ovos estão presentes sob o abdômen. Às vezes o termo "desova" é usado para descrever que a fêmea está guardando os ovos. Como afirmado anteriormente, uma vez que os ovos estão presentes, então eles estão oficialmente fertilizados. Se os ovos não eclodirem em seguida o camarão bebê não está totalmente desenvolvido. Se os ovos forem retiradas ou parecer que a fêmea tenha perdido alguns ovos pode haver muitas razões para isso. Alguns acreditam que as fêmeas jovens que engravidam pela primeira vez são "amadoras" e tendem a deixar cair alguns ovos. Outros acreditam que quando a fêmea está doente ou infeliz, ela pode abandonar alguns ovos. Além disso, acredita-se que quanto mais velha a fêmea torna-se mais ovos que ela pode transportar. Todas essas teorias podem ser verdade. Sabe-se ainda que, quando as condições forem adequadas e a fêmea é feliz, então ela pode produzir ovos constantemente, como um relógio, incubar e ficar grávida novamente de poucos dias mais tarde.

Desenvolvimento dos ovos: O desenvolvimento dos ovos depende da espécie do camarão. Algumas espécies chocam seus ovos mais rápido do que outras. Além disso, algumas espécies podem segurar os ovos por mais tempo do que as outras espécies. A coloração do ovo também é diferente entre as espécies. É recomendável que você visualizar cada página de informação da espécie para ter informações específicas sobre o camarão que você está criando, lá você vai ter informações sobre os ovos, tamanho da ninhada, coloração, etc. Há algumas espécies que você pode determinar se está próximo da eclosão. Na maioria das vezes, quando uma fêmea está segurando os ovos e a sela reaparece é um bom indicador de que os ovos estão prestes a eclodir. No entanto, com algumas espécies que você não pode ver a sela, mesmo se ele estiver presente e, em alguns casos, a sela não aparece nem mesmo se os ovos estão próximos à eclosão. Outra maneira simples para identificar se uma espécie está perto de eclosão é a aparência dos olhos do bebê camarão ainda dentro do ovo. Ovos com os olhos são um bom indicador de que está a poucos dias da eclosão. Porém, você pode não ser capaz de ver com olhos de algumas espécies de camarão. Abaixo estão fotos de ovos de um camarão Yellow e os ovos de um camarão Snowball com os olhos aparecendo.

Ovos de camarão Yellow com os olhos dos bebês


Ovos de um camarão Snowball com os olhos dos bebês


Eclosão

O camarão recém-nascido: É muito raro observar a eclosão de um camarão, pois a eclosão do camarão é extremamente rápida. O camarão bebê parece saltar para fora do ovo em menos de um segundo e se agarra a primeira coisa que ele encontrar, geralmente uma planta ou musgo. As pessoas que observaram a eclosão dizem que o camarão bebê parece voar para fora da barriga da fêmea. Alguns até disseram que a fêmea parece ajudar os bebês, dando um "chute" ou lhes dar uma cutucada. As fêmeas tendem a se esconder durante a eclosão, que pode ocorrer até mesmo durante a noite. Abaixo está uma foto de um camarão Red Cherry recém-nascido.

Camarão Red Cherry Bebê por Peter Maguire


Fotos da eclosão: Felizmente, mais uma de vez Peter Maquire foi capaz de demonstrar a sua magia e captar esse momento raro. As fotos foram postadas no artigo Eclosão da Camarão Red Cherry. Abaixo estão algumas das fotos, mas, por favor, leia o artigo para mais informações.

Destaque: Eclodindo


Destaque: Eclodindo



Incubação artificial: Acredite ou não, você pode realmente chocar os ovos de camarão sem uma fêmea. Se algum dia, infelizmente, você encontrar uma fêmea morta ainda segurando os ovos, você pode chocar-los com alguns simples passos e cuidados especiais. Todas as informações que você precisa saber pode ser encontrado no artigo de eclosão artificial de ovos. É altamente recomendável que todos os criadores de camarões, leiam o artigo acima. Você pode nunca saber quando vai encontrar uma fêmea grávida morta. É muito simples de fazer e não precisa trabalhar na NASA para ter sucesso.

Mais Informações

À medida que mais informações são recolhidas este artigo será atualizado. Se você sente que algo no presente artigo deve ser acrescentado ou mudado, por favor, contate-nos.

Mais uma vez muito obrigado a Peter Maquire por suas fotos impressionantes! Confira a página dedicada à suas fotos no Planet Inverts.  

Tradução e adaptação: Minoru Nagayama

VEJA TAMBÉM
   
Meningite Eosinofílica e Angiostrongilíase
Walther Ishikawa - Infecção humana por Ang...
Saiba mais
   
A reprodução do camarão de água doce no aquário
Uma breve explicação sobre o processo de r...
Saiba mais
   
Armadilha para camarões Faça-você-mesmo
Joel MacClellan - Deixe eles mesmo se capt...
Saiba mais
   
Dicas na Alimentação das Ampulárias
S. Ghesquiere, W. Ishikawa e C. Moreira
Saiba mais
   
- Lista de Églas brasileiros
Lista de "Aegla" brasileiros
Saiba mais
   
Invertebrados Aquáticos: Uma Visão Global
Andrew Pollock - Uma visão geral sobre inv...
Saiba mais
   
Coloridos natural ou artificialmente?
Bill Southern - Um experimento se os camar...
Saiba mais
   
Meu Lagostim ficou Azul!!
Cores e Mudanças de Cores nos Lagostins
Saiba mais
   
Revisão da História da "Caridina cantonensis"
José María Requena - Revisão da História d...
Saiba mais
   
"Atya gabonensis" – Relatório de Reprodução
Sandy Brolowski e Martin Kruck - Artigo de...
Saiba mais
   
Bivalves em aquários – experiências e artigos
Comentários sobre alguns interessantes art...
Saiba mais
   
Erosão na Concha de Moluscos
Edson Paveloski Jr. e Walther Ishikawa - E...
Saiba mais
 
« Voltar  
 

Planeta Invertebrados Brasil - © 2024 Todos os direitos reservados

Desenvolvimento de sites: GV8 SITES & SISTEMAS