INÍCIO ARTIGOS ESPÉCIES GALERIA SOBRE EQUIPE PARCEIROS CONTATO
 
 
    Artigos
 
Coloridos natural ou artificialmente?
 
Bill Southern - Um experimento se os camarões importados são naturalmente coloridos ou tingidos pelo fornecedor.
Por: Bill Southern - 27/01/08 

Algum tempo atrás o Ben fez um tópico sobre os tipos de comidas naturais desenvolvidas para realçar a cor de camarões, peixes, etc. para encurtar uma longa história, eu encomendei algumas Naturose Natural Astaxanthin* e amostras grátis da Algamac-ARA**. Estes são produtos naturais selecionados, e não tinturas, eu nunca pensaria em tentar "pintar" meus camarões...

Tentei a Naturose e meus camarões amaram e no final acabei misturando-a algumas vezes na ração caseira que faço para eles. Ela realmente cumpre o que diz e meus camarões vermelhos ficaram mais vermelhos e os azuis mais azuis, os red crystal ficaram com um branco e vermelho sólidos e todos camarões que crio melhoraram sua coloração, mas algo muito interessante também aconteceu.

Meu camarão Amarelo Esverdeado se tornou Azul Esverdeado:



Ficou parecido com isso:




Esta foto foi tirada após mais ou menos 2 semanas alimentando os camarões de 2 ou 3 vezes, parei de alimentá-los com a Naturose no momento que os vi bem azul esverdeados. Agora estão quase com sua cor natural e após uma semana tive camarões amarelos novamente.

Liguei para o amigo de quem comprei os camarões... Você poderia imaginar alguém te ligando para perguntar se seu camarão amarelo se tornou azul?

Isto foi interessante para mim depois de ver realmente tudo que já tinha ouvido falar sobre camarões tingidos e parece ser especialmente comum com algumas variedades azuis. Bem, este foi uma acidente de alimentação que resultou na mudança de cor que considerei um tanto extrema em TODOS meus camarões amarelos não em apenas um ou dois. Então fiquei pensando que alguns vendedores estão usando propositadamente esta ração para tornar seus camarões azuis o que também pode explicar que após várias semanas ou meses esses camarões vão desbotando e não produzem animais azuis. A Naturose cita em seu site e nas instruções que o efeito não é permanente... sorte minha.

Se pode acontecer com uma ração natural então com uma artificial não deve ser tão difícil colorir os camarões. Este é o método sabidamente mais utilizado para colorir camarões (ração) então eu tive a prova acidentalmente (pelo menos para mim).

Na realidade só há um casal de camarões que estão procriando azuis como o Camarão Azul Pérola e o Camarão Tigre Azul e que tem sua jovem prole azul. Aí você tem a origem das variedades “Azuis” que são vendidas em sites de leilão que compradores relatam serem “tingidos”. Estou curioso sobre quanto eles poderiam ter ficado azuis, mas não o suficiente para tentar novamente pois gosto deles amarelos.

Apenas compartilhando algumas reflexões já que pareciam bem interessantes para mim...

Bill

06/02/2008

Atualização...

Depois de duas semanas mais ou menos meus Amarelos estavam quase normais:



Acidente experimental interessante...

Não tenho certeza se a ecdise é realmente a chave para a recuperação da cor amarela pois alguns a recuperaram sem a ecdise. No primeiro momento pensei que tinha que fazer algo a respeito disso, mas agora penso que foi uma coincidência. Algumas fêmeas até tinham ovos e selas verdes. As fêmeas ovadas pareciam continuar azul esverdeadas até liberarem seus filhotes e depois da ecdise vagarosamente voltaram a cor amarela. Alguns ainda não recuperaram completamente a sua cor original mas a maior parte estão amarelos novamente, porém as fêmeas que estavam com as selas visíveis no momento da troca para azul esverdeado estavam agora carregando ovos verde-claros. Todos jovens nascidos dos outros estão mostrando a coloração amarelada esperada.
Ambos sexos mudaram de cor, mas as fêmeas foram mais afetadas de fato e demoraram mais para recuperar suas cores amarelas e algumas (2) ainda estão levemente azuis porém mudando para amarelo, obviamente.

Esta foi uma interessante experiência de aprendizado sobre a habilidade da ração influenciar a coloração. Não tenho uma resposta definitiva se a coloração está nos tecidos do corpo ou no exoesqueleto. Minha teoria, até este ponto, é que a astaxantina é capaz de mudar fisicamente a cor natural enquanto o camarão a ingere substituindo o Amarelo pelo Azul Esverdeado. Nem imagino como ou quando a mudança química aconteceu.

Há um rapaz na China dizendo que é capaz de capturar espécies azuis em ambiente natural em sua vila mas após viverem em cativeiro eles perdem a coloração azul. Isso me leva apensar se no caso dele tenha algum mineral na água? Ou alguma coisa em sua dieta no ambiente natural que cause a coloração azul. Os dois casos são parecidos porém independentes. Estou supondo (apenas uma hipótese) que é está altamente relacionado a sua comida, talvez as algas que estão comendo? Afinal um tipo específico de alga é a fonte da astaxantina usada na Naturose.

Talvez os camarões azuis vistos à venda são realmente coloridos naturalmente e perdem a cor devido a falta de algum nutriente e não tingidos propositadamente...

Isto é muito interessante e desejo ter tempo e recursos para fazer mais experimentos, tentando reintroduzir a cor azul em alguns desses camarões que desbotaram semanas ou meses após sua aquisição. Se alguém tiver adquirido algum camarão que tenha perdido sua coloração azul ficarei feliz em enviar uma pequena porção de Naturose e acompanhar o que acontece...

* http://www.naturose.com/product_specifications.html
** http://www.aquafauna.com/Algamac-ARA-techinfo.pdf

Tradução e adaptação: Cleidson Silva
VEJA TAMBÉM
   
Sexagem das Ampulárias
Identificação e discussões sobre gêneros d...
Saiba mais
   
Variedades de cor na "Pomacea diffusa"
Walther Ishikawa - Variedades de "Pomacea ...
Saiba mais
   
Salvem os Caramujos!
Mateus Camboim - Salvem os Caramujos!
Saiba mais
   
As Misteriosas Ampulárias "Tomate"
Coloração e genética desta curiosa varieda...
Saiba mais
   
Ampulárias sendo sugadas por filtros
Prevenção e solução deste problema relativ...
Saiba mais
   
Identidade do Caridina “Crystal/Bee”
Walther Ishikawa - Sobre o artigo de Klotz...
Saiba mais
   
Coloridos natural ou artificialmente?
Bill Southern - Um experimento se os camar...
Saiba mais
   
- Lista de Églas brasileiros
Lista de "Aegla" brasileiros
Saiba mais
   
Eclodindo ovos de camarão artificialmente
Ryan Wood - Eclosão de ovos retirados de c...
Saiba mais
   
Erosão na Concha de Moluscos
Edson Paveloski Jr. e Walther Ishikawa - E...
Saiba mais
   
Cultivando Branchonetas
Marcio Luiz de Araujo - Cultivando Brancho...
Saiba mais
   
Reprodução de Pomacea diffusa
Cinthia Emerich - Reprodução de "Pomacea d...
Saiba mais
 
« Voltar  
 

Planeta Invertebrados Brasil - © 2024 Todos os direitos reservados

Desenvolvimento de sites: GV8 SITES & SISTEMAS