INÍCIO ARTIGOS ESPÉCIES GALERIA SOBRE EQUIPE PARCEIROS CONTATO
 
 
    Artigos
 
Hibridização de Ampulárias "Asolene" x "Marisa"
 
Hibridização de Ampulárias "Asolene spixi" x "Marisa cornuarietis"

Da esquerda para a direita: Asolene spixi, dois híbridos, e Marisa cornuarietis. Foto de Terri Bryant.




Hibridização de Ampulárias Asolene spixi x Marisa cornuarietis


 

Hibridização entre espécies diferentes de Ampulárias são muito raras, exceto entre P. maculata e P. canaliculata. Alguns criadores até tentaram cruzar sem sucesso a Pomacea diffusa com outras espécies maiores, como a Pomacea canaliculata, objetivando-se conseguir variedades maiores e mais robustas, mas que não atacassem plantas. A cópula entre espécies diferentes é relativamente comum, mas geralmente não produzem descendentes. Eventualmente pode ocorrer oviposição, mas sem viabilidade.



Cópulas entre espécies diferentes de Ampularídeos. Na primeira imagem, Pomacea scalaris e P. diffusa, foto de Gustavo Adolfo Domínguez. Na segunda, Marisa cornuarietis e P. flagellata, foto de Stijn Guesquiere.


Apresentamos aqui o relato dos dois únicos casos conhecidos de uma provável hibridização bem documentada, entre as Ampulárias Asolene spixi e Marisa cornuarietis, pelas colegas norte-americanas Terri Bryant, em 2005 (EUA), e Maggie Christine em 2023 (Canadá). Embora relativamente próximas, trata-se de duas ampulárias de gêneros diferentes!


Embora estas espécies não sejam comuns no mercado de animais ornamentais no Brasil, ambas são espécies que ocorrem no nosso país, e relativamente populares em aquariofilia de outros países. Atualmente o comércio interestadual de ambas espécies está proibido em vários estados americanos, assim como sua criação em estados específicos, porque as duas ocorrem como espécies invasoras nos EUA. 


Morfologicamente as duas espécies são bem diferentes, a Asolene spixi lembra bastante uma pequena ampulária comum, com faixas longitudinais na concha globosa. Porém, diferente das Pomaceas, ela deposita ovos aquáticos. A Marisa é maior, e tem a concha achatada lembrando um Planorbídeo, por isso é chamada de “Giant Ramshorn”. Também deposita ovos aquáticos. Apesar de serem bastante diferentes na forma da concha, são filogeneticamente próximos, pertencendo ambas ao Clado Marisa.


Asolene spixi, foto de Terri Bryant.


Marisa cornuarietis, fotos de Terri Bryant.


No primeiro relato de Terri Bryant, ambas as espécies eram criadas em um pequeno aquário contendo somente estas duas espécies de Ampularídeos. As desovas ocorreram em um vaso de cerâmica no interior do aquário. Alguns episódios de cópulas foram observados, sempre com o macho Asolene e fêmea Marisa.


Marisa cornuarietis e Asolene spixi no aquário (não é o mesmo aquário onde surgiram os híbridos), foto de Terri Bryant.


No total foram cerca de uma dúzia de híbridos, de uma ou duas posturas. Dimensões intermediárias entre as duas espécies, com a concha relativamente globosa como o Asolene, mas com o ápice achatado, lembrando o Marisa. As faixas eram mais finas do que ambas as espécies.


Não há confirmação (dissecção ou análise molecular) da hibridização, a suspeita é baseada somente em aspetos conquiliológicos.


Asolene spixi (primeiro exemplar, à esquerda) e dois híbridos. Foto de Terri Bryant.




Híbridos filhotes, foto de Terri Bryant.







Close dos híbridos, note o ápice achatado. Fotos de Terri Bryant.






Híbridos já crescidos, fotos de Terri Bryant.







Detalhes do opérculo, corpo e pés. F
otos de Terri Bryant.


Não produziram descendentes, possivelmente eram estéreis, o que habitualmente é observado em híbridos. Um dos animais mostrou também deformidades, com uma bifidez na região bucal, e tentáculos supranumerários, o que também é relativamente comum em híbridos.





Um dos híbridos com deformidades na primeira foto, e filhotes normais na segunda. F
otos de Terri Bryant.





No segundo relato de Maggie Christine, o caramujo foi adquirido como sendo Pomacea diffusa, ou seja, não há maiores informações sobre os pais ou a origem. A suspeita surgiu devido ao crescimento e aspecto do animal, concha com espira mais baixa, tendendo a um aspecto mais planispiral, faixas grossas. Trata-se de um macho, o corpo mostra uma pigmentação acinzentada. Convive em um aquário com outros ampularídeos, inclusive Asolene. Curiosamente o caramujo não ataca plantas, e mostra certo grau de agressividade na interação com os demais caramujos, com frequentes cópulas.






Provável híbrido Marisa cornuarietis x Asolene spixi, fotos de Maggie Christie.






Comparação entre o caramujo híbrido e uma Asolene spixi recém resgatada. Fotos cortesia de Maggie Christie.







Bibliografia adicional:

  • Matsukura K, Okuda M, Cazzaniga NJ, Wada T. 2013. Genetic exchange between two freshwater apple snails, Pomacea canaliculata and Pomacea maculata invading East and Southeast Asia. Biol. Invasions15: 2039-2048.
  • Glasheen PM, Burks RL, Campos SR, Hayes KA. First evidence of introgressive hybridization of apple snails (Pomacea spp.) in their native range, Journal of Molluscan Studies, Volume 86, Issue 2, May 2020, Pages 96–103.



Agradecimentos às aquaristas Terri Bryant (EUA) e Maggie Christine (Canadá) por permitir o uso do seu material no nosso site. Agradecemos também a Stijn Ghesquiere (applesnail.net) e ao aquarista argentino Gustavo Adolfo Domínguez pelas fotos adicionais.

Artigo publicado em 20/11/2013, última atualização em 18/08/2023
VEJA TAMBÉM
   
Nova espécie de esponja de água doce!
Nova espécie de esponja continental descob...
Saiba mais
   
Paludário de Caranguejos do Mangue
Breve artigo descrevendo a minha experiênc...
Saiba mais
   
Revisão da História da "Caridina cantonensis"
José María Requena - Revisão da História d...
Saiba mais
   
Armadilha para Larvas de Mosquito
Mateus Camboim - Larvas de Mosquito: Como ...
Saiba mais
   
Fissuras e outras Malformações nas Conchas
Artigo abordando estes defeitos nas concha...
Saiba mais
   
Bivalves em aquários – experiências e artigos
Comentários sobre alguns interessantes art...
Saiba mais
   
Trocando a água durante o inverno
Kensin - Você pode trocar a água do seu aq...
Saiba mais
   
Caranguejos Chama-Maré 2 - chave de identificação
Walther Ishikawa - Identificando a espécie...
Saiba mais
   
- Lista de Églas brasileiros
Lista de "Aegla" brasileiros
Saiba mais
   
Eclosão do Camarão Red Cherry
Peter Maquire - Fantásticas fotos da eclos...
Saiba mais
   
Algas Coralinas de Água Doce
Uma interessante descoberta de 2016, em um...
Saiba mais
   
- Legalidade e Invertebrados de Água Doce
Aspectos Legais sobre Invertebrados de Águ...
Saiba mais
 
« Voltar  
 

Planeta Invertebrados Brasil - © 2024 Todos os direitos reservados

Desenvolvimento de sites: GV8 SITES & SISTEMAS