INÍCIO ARTIGOS ESPÉCIES GALERIA SOBRE EQUIPE PARCEIROS CONTATO
 
 
    Espécies
 
Camarão Blue Tiger  
Artigo publicado em 10/01/2012, última edição em 01/01/2015  

Camarão Blue Tiger - Caridina mariae var. "blue"



Apresentação

O camarão Blue Tiger é um belo camarão. Ao contrário do camarão tigre comum, o Blue Tiger têm seu corpo todo azul, e seus olhos são laranja. O contraste entre seu corpo azul e seus olhos laranja é incrível. Você precisa ver este camarão pessoalmente para realmente apreciar sua beleza. Essa é uma das espécies mais interessantes para se criar, mas também uma das mais caras devido à sua raridade. Os cuidados na criação destes camarões são similares aos do camarão tigre comum, talvez seja preciso ainda um pouco mais de atenção devido ao seu preço alto.

Origem

O Camarão Tiger vem sendo criado por muito tempo por aquaristas asiáticos, com a seleção de inúmeras belas variedades de cor. Porém, somente muito recentemente foi identificada sua espécie exata. Era mencionado em sites e livros de aquarismo como Caridina cf. cantonensis. Hoje se sabe que se trata da espécie Caridina mariae Klotz & Rintelen 2014. Como curiosidade, o nome específico vem do nome da esposa do Dr. Klotz, Maria.

No que diz respeito à história do camarão Blue Tiger, eu não faço idéia. Eu não sei como a coloração azul foi desenvolvida e eu não sei também como surgiu a coloração laranja dos olhos. Eu ouvi dizer que essa variação de cor azul foi encontrada na natureza, e provavelmente os olhos laranja são uma mutação também encontrada na natureza. Eu sei que meus camarões Tigre comuns têm uma tonalidade azul natural, mas eu nunca ví nenhum com um azul tão pronunciado como acontece nos camarões Blue Tiger. Eu também ainda não vi nada parecido com os olhos laranja dos camarões Blue Tiger.

Olhos laranja:



Reprodução

Na reprodução do camarão Blue Tiger não nascem apenas camarões com coloração azul. Algumas proles terão a coloração azul, enquanto outras não. No entanto, todas as proles terão olhos laranja. Esta espécie não é tingida, mas não irá gerar 100% de seus descendentes com a coloração azul. As proles não-azuis são chamadas simplesmente de camarão Orange Eyed Tiger (camarão tigre de olhos laranja) ou às vezes de camarão Blonde Tiger. A proporção exata das proles: camarões azuis e não-azuis, é desconhecida. Diz-se que na procriação entre dois camarões azuis ter-se-á uma maior proporção de descendentes azul. Reproduzir esta espécie pode ser difícil, no entanto. Uma vez que a reprodução seja realizada entre indivíduos consangüíneos, para se manter e atingir a coloração azul, o camarão Blue Tiger pode ser suscetível a doenças e tornam-se vulneráveis vivendo em águas de baixa qualidade. Para mais informações sobre a reprodução de Camarões de aquário de água doce leia este artigo: A reprodução do camarão de água doce no aquário.

Dimorfismo Sexual

Sexar o camarão Blue Tiger é muito fácil. Fêmeas são fácil de identificar já que são maiores e possuem um ventre curvado. Com relação à diferença na coloração, eu acredito que as fêmeas possuem uma tonalidade de azul mais escura do que nos machos. Contudo, eu não acredito que a diferença na coloração seja o suficiente para ter certeza sobre o sexo do indivíduo. Ao invés disso, observe a diferença de tamanho, e mais importante, o ventre curvado. Identificar a "sela" da fêmea também pode ser virtualmente impossível de identificar devido à coloração azul.

Parâmetros de Água

Os parâmetros de água para os camarões Blue Tiger são tipicamente os mesmos de outras espécies de camarões tigre. Um pH em torno de 6.5 a 7.5 é adequado, e esta espécie também prefere águas com baixa dureza. Água limpa também é uma necessidade, assim como para todos os camarões, e uma temperatura em torno de 24ºC e 25ºC é mais adequada aos camarões Blue Tiger, por experiência própria.

Essa espécie irá começar a se reproduzir assim que os parâmetros de água estiverem adequados e a água estiver limpa. Para algumas informações importantes na criação de Camarões Blue Tiger leia este artigo Reproduzindo Camarões de Água Mole .

Alimentação

Alimentar os camarões Blue Tiger é também muito simples, mas devido a sua natureza delicada e cara, alguns criadores alimentam seus camarões com ração especializada. Eles se alimentam de qualquer coisa desde espinafre cozido , abobrinha, tabletes de alga. É melhor alimentar os camarões apenas uma vez por dia. Apenas alimente os camarões com o suficiente para ser consumido no máximo em 2 ou 3 horas. Não é adequado alimentar em excesso, e ter comida sobrando por muito tempo. Superalimentação é um caso conhecido de mortes e pode causar queda na qualidade da água. Lembre-se que camarões são detritívoros na natureza. Eles irão

Coloração e Classificação

Existem diversas classes de camarão Blue Tiger, que diferem quanto à intensidade e/ou tonalidade da coloração azul. As diferentes classes variam de camarão Light Blue Tiger ao camarão Dark Blue Tiger. Na minha opinião, as melhores classificações de intensidade da coloração azul é uma questão de preferência. Camarões Dark Blue Tiger são mais caros. No entanto, alguns criadores preferem camarões com uma coloração de azul mais clara do que escura. Se você pretende comprar o camarão Blue Tiger, certifique-se de que você tenha fotos que possa comparar para determinar a intensidade do azul do camarão que pretende adquirir.

Camarão Dark Blue Tiger


Camarão Semi-Dark Blue Tiger


Na foto abaixo você poderá notar a diferença na coloração do camarão Blue Tiger. Alguns possuem uma tonalidade de azul mais escura e outros possuem a coloração mais clara. Todos possuem os olhos alaranjados.

Camarão Dark & Light Blue Tiger


Dark & Light Blue Tiger



Tradução e adaptação: Rafael Senfft

 
« Voltar  
 

Planeta Invertebrados Brasil - © 2018 Todos os direitos reservados

Desenvolvimento de sites: GV8 SITES & SISTEMAS