INÍCIO ARTIGOS ESPÉCIES GALERIA SOBRE EQUIPE PARCEIROS CONTATO
 
 
    Espécies
 
Camarão Blue Tiger  
Artigo publicado em 10/01/2012, última edição em 03/01/2020  

Camarão Blue Tiger - Caridina mariae var. "blue"




Apresentação

O camarão Blue Tiger é um belo camarão. Ao contrário do camarão tigre comum, o Blue Tiger têm seu corpo todo azul, e seus olhos são laranja. O contraste entre seu corpo azul e seus olhos laranja é incrível. Você precisa ver este camarão pessoalmente para realmente apreciar sua beleza. Essa é uma das espécies mais interessantes para se criar, mas também uma das mais caras devido à sua raridade. Os cuidados na criação destes camarões são similares aos do camarão tigre comum, talvez seja preciso ainda um pouco mais de atenção devido ao seu preço alto.


Origem

O Camarão Tiger vem sendo criado por muito tempo por aquaristas asiáticos, com a seleção de inúmeras belas variedades de cor. Porém, somente muito recentemente foi identificada sua espécie exata. Era mencionado em sites e livros de aquarismo como Caridina cf. cantonensis Yü, 1938. Hoje se sabe que se trata da espécie Caridina mariae Klotz & Rintelen, 2014. Como curiosidade, o nome específico vem do nome da esposa do Dr. Klotz, Maria.

No que diz respeito à história do camarão Blue Tiger, esta variedade também foi desenvolvida pelo aquarista alemão Kai Alexander Quante (que selecionou o Black Tiger), por volta de 2006. Embora antiga, a variedade não foi totalmente estabilizada, ao contrário do Black Tiger. Sua prole costuma ser mais heterogênea, uma mistura de diferente variedades azuis.




Camarão Blue Tiger Orange Eyes. Foto de Chris Lukhaup.




Reprodução

Como mencionado, na reprodução do camarão Blue Tiger não nascem apenas camarões com coloração azul. No entanto, todas as proles terão olhos laranja. As proles não-azuis são chamadas simplesmente de camarão Orange Eyed Tiger (camarão tigre de olhos laranja) ou às vezes de camarão Blonde Tiger. Mesmo dentre os azuis, há grande heterogeneidade de padrões. A proporção exata das proles: camarões azuis e não-azuis, é desconhecida. Reproduzir esta espécie pode ser difícil, no entanto. Uma vez que a reprodução seja realizada entre indivíduos consanguíneos, para se manter e atingir a coloração azul, o camarão Blue Tiger pode ser suscetível a doenças e tornam-se vulneráveis vivendo em águas de baixa qualidade. 





Camarão Blue Tiger Orange Eyes. Foto de Chris Lukhaup.



Dimorfismo Sexual

Sexar o camarão Blue Tiger é muito fácil. Fêmeas são fácil de identificar já que são maiores e possuem um ventre curvado. Com relação à diferença na coloração, eu acredito que as fêmeas possuem uma tonalidade de azul mais escura do que nos machos. Contudo, eu não acredito que a diferença na coloração seja o suficiente para ter certeza sobre o sexo do indivíduo. Ao invés disso, observe a diferença de tamanho, e mais importante, o ventre curvado. Identificar a "sela" da fêmea também pode ser virtualmente impossível devido à coloração azul.





Camarão Blue Tiger, olhos de coloração habitual. Foto de Chris Lukhaup.



Parâmetros de Água

Os parâmetros de água para os camarões Blue Tiger são tipicamente os mesmos de outras espécies de camarões tigre. Um pH em torno de 6.5 a 7.5 é adequado, e esta espécie também prefere águas com baixa dureza. Água limpa também é uma necessidade, assim como para todos os camarões, e uma temperatura em torno de 24ºC e 25ºC é mais adequada aos camarões Blue Tiger, por experiência própria.




Alimentação

Alimentar os camarões Blue Tiger é também muito simples, mas devido a sua natureza delicada e cara, alguns criadores alimentam seus camarões com ração especializada. Eles se alimentam de qualquer coisa desde espinafre cozido, abobrinha, tabletes de alga. É melhor alimentar os camarões apenas uma vez por dia. Apenas alimente os camarões com o suficiente para ser consumido no máximo em 2 ou 3 horas. Não é adequado alimentar em excesso, e ter comida sobrando por muito tempo. Superalimentação é um caso conhecido de mortes e pode causar queda na qualidade da água. Lembre-se que camarões são detritívoros na natureza.





Camarão Blue Tiger OE e Blue Tiger. Foto de Chris Lukhaup.



Coloração e Classificação

Existem diversas classes de camarão Blue Tiger, que diferem quanto à intensidade e/ou tonalidade da coloração azul, e à ausência de outros pigmentos. Camarões Dark Blue Tiger são mais caros, no entanto, alguns criadores preferem camarões com uma coloração de azul mais clara do que escura. 

Rusty Red-Blue Tiger: azul com vermelho granada na parte superior, olhos laranja. 
Blonde Tiger, Orange-eyed Tiger: azulado quase transparente, olhos laranja.
Sky Blue Tiger, Light Blue Tiger: leve tonalidade azulada, olhos laranja.
Indigo Blue Tiger: tom azul médio, olhos laranja.
Deep Blue Tiger: cor azul intensa, olhos laranja.
 




Camarão Dark Blue Tiger





Camarão Indigo Blue Tiger





Camarão Light Blue Tiger




Na foto abaixo você poderá notar a diferença na coloração do camarão Blue Tiger. Alguns possuem uma tonalidade de azul mais escura e outros possuem a coloração mais clara. Todos possuem os olhos alaranjados.





Em 2008, o aquarista Imke Jung Johann cruzou um Red Tiger com um Blue Tiger, resultando num camarão azulado com faixas vermelhas, o Blue Tiger Red Stripes.

O cruzamento do Blue Tiger com o Black Tiger foi o responsável pela seleção dos Black Tiger de olhos laranja (BTOE). Este mesmo cruzamento foi usado para tornar mais intensa e homogênea a cor azul, gerando a variedade Royal Blue Tiger ou Poison Blue Tiger, selecionada pelo aquarista alemão Michael Nadal.





Camarão Royal Blue Tiger OE. Foto de Chris Lukhaup.




Bibliografia:

  • Klotz W, von Rintelen T. 2014. To “bee” or not to be—on some Ornamental Shrimp from Guangdong Province, Southern China and Hong Kong SAR, with Descriptions of Three New Species. Zootaxa. 3889(2): 151–184.




Artigo original traduzido e adaptado por Rafael Senfft. Atualização de Walther Ishikawa.

Muitas informações deste artigo foram baseadas num texto de revisão do aquarista espanhol José María Requena, que nos permitiu publicar na íntegra, e pode ser visto aqui:  Revisão da História da "Caridina cantonensis" . Agradecemos também aos nossos parceiros Chris Lukhaup e Mil Marques pelo uso das suas fotos.
 
« Voltar  
 

Planeta Invertebrados Brasil - © 2024 Todos os direitos reservados

Desenvolvimento de sites: GV8 SITES & SISTEMAS