INÍCIO ARTIGOS ESPÉCIES GALERIA SOBRE EQUIPE PARCEIROS CONTATO
 
 
    Espécies
 
Sulawesi Orquídea Vermelha  
Artigo publicado em 10/01/2012, última edição em 13/01/2020  
Camarão do Sulawesi Orquídea Vermelha, “Red Orchid”

 

Nome: Camarão do Sulawesi Orquídea Vermelha
Nome científico: Caridina glaubrechti von Rintelen & Cai, 2009
Origem: lago Towuti, Sulawesi, Indonésia
Tamanho macho/fêmea: 2.0cm / 2.5cm
Temperatura: 25 - 29 °C
Parâmetros da água: pH 7.0 - 8.5
Taxa reprodutiva: Baixa
Sociabilidade: Pacífico
Dificuldade: Difícil


Apresentação

O camarão Red Orchid é mais uma das magníficas espécies de Sulawesi, na Indonésia. Seu tamanho é comparável com o do Camarão Cardinal , não a maior, mas também não é a menor das espécies de Sulawesi. Sua coloração é única. O camarão 
Red Orchid não é uma espécie para iniciantes, e apenas aquaristas experientes deveriam tentar criá-los. Também são conhecidos como Brown Camo ("Marrom Camuflado"), Mini Red Line Bee, Blue Dot Red Line Bee e Dinosaur ("Dinossauro", no Japão).

Seu nome científico é uma homenagem a Mattias Glaubrecht, pioneiro no estudo destas espécies endêmicas dos lagos de Sulawesi, e que coletou muitas espécies novas.


Origem

O camarão 
Red Orchid é originário de Sulawesi, uma das ilhas que abrangem o país da Indonésia. O camarão Red Orchid é endêmico do lago Towuti, sendo mais comum na sua porção oeste. Eu indico como leitura este artigo:   Expedição ao Sulawesi , para informações mais detalhadas de Sulawesi, assim como mais informações sobre este habitat. Há também fotos subaquáticas do ecossistema do lago e fotos da paisagem. 




Parâmetros de Água

Como para todos os camarões de Sulawesi, é extremamente recomendado que o camarão 
Red Orchid seja mantido numa temperatura de pelo menos 25ºC. Qualquer valor abaixo pode matar indivíduos dessa espécie. Também é recomendado que esta espécie seja mantida em aquários com água dura e PH acima de 7,0. Eu mantenho camarões Red Orchid em um aquário com PH 7,0 e temperatura de 28ºC.
Devido ao seu tamanho limitado, você pode manter camarões 
Red Orchid em aquários menores. É recomendado um aquário de no mínimo 10 litros, mantendo não mais do que 25 indivíduos para cada 10 litros de água. Mesmo sendo um camarão pequeno, uma superlotação pode acabar por estressá-los.
Muitos aquaristas tentam reproduzir o ambiente desses camarões usando rochas pela estética e algas em sua superfície. Há também aqueles que usam pedaços de coral para tornar a água mais dura. Areia também é uma escolha comum para se usar no aquário.


Reprodução

O camarão 
Red Orchid foi reproduzido com sucesso em cativeiro, de acordo com outros criadores em todo o mundo. A reprodução é conseguida em água 100% doce, sem necessidade de adição de sal ou água salobra. As fêmeas adultas carregam os ovos até que eles eclodam, produzindo camarões em miniatura. A fêmea carrega cerca de 10-15 ovos. Leva-se de 20 a 30 dias para a eclosão. Para maiores informações sobre o ciclo de reprodução de camarões de aquário de água doce, leia o artigo  A reprodução do camarão de água doce no aquário .
Os recém-nascidos não demonstram muita semelhança com seus pais, com relação a sua coloração. Esta semelhança somente será notada após, no mínimo, uma semana de vida, e assim os filhotes poderão ser identificados quanto à espécie. Devido ao pequeno tamanho dos filhotes, estes não irão demonstrar o mesmo padrão de coloração dos adultos.

Abaixo está uma foto de um filhote de camarão 
Red Orchid. Note os pequenos pontos vermelhos começando a surgir.




Dimorfismo Sexual

Descobrir o sexo do camarão 
Red Orchid é difícil, e até agora ninguém descobriu de fato como identificá-lo a olho nu. Utilizar o princípio usado em outras espécies de camarões, ou seja, as fêmeas serem maiores e possuírem uma barriga mais curvada, não se aplica aos camarões Red Orchid, infelizmente. Machos e fêmeas parecem ser exatamente iguais. Assim que mais informações sobre o dimorfismo dessa espécie estiverem disponíveis, essa página será atualizada. 


Aparência

O camarão 
Red Orchid também é chamado de Brown Camo, herdou esse nome por causa da camuflagem na aparência de suas cores. Sua coloração parece desenvolver uma defesa enquanto ele se esconde nas rochas, ou em locais abertos. Machos e fêmeas não aparentam ter quaisquer diferenças na coloração ou intensidade. 
Há variações na sua cor, a mais comum é vermelho-amarronzado, mas existem formas azuis e negras também.  


Comportamento

O camarão 
Red Orchid não é uma espécie tímida. Parece se divertir ao estar frequentemente em locais mais abertos, e ele não se assusta quando alguém se aproxima do aquário. Ele é também um camarão solitário, não permanecendo em grupos, sendo difícil também ver dois deles juntos. Isso reforça minha teoria de que sua coloração é uma proteção para não permitir que sejam vistos. Parece que eles gostam de permanecer em locais mais abertos porque não tem medo de serem notados, aparentemente conscientes de que sua camuflagem funciona.


Alimentação

A alimentação deve ser feita apenas uma vez por dia. Apenas alimente os camarões com o suficiente para ser consumido no máximo em 2 ou 3 horas. Não é adequado alimentar em excesso, e ter comida sobrando por muito tempo. Superalimentação é um caso conhecido de mortes e pode causar queda na qualidade da água. Lembre-se que camarões são detritívoros na natureza. Eles irão comer o que eles encontrarem e não é normal existir uma fonte constante de alimento, 24 horas por dia. Deixar de alimentá-los por um ou dois dias não tem problema, e não irá afetar indivíduos dessa espécie de forma alguma. As vezes eu deixo de alimentá-los por um ou dois dias a fim de permitir que os camarões limpem seu sistema digestivo, e isso ajuda a manter a água limpa ao mesmo tempo.

Eu alimento todos os camarões de Sulawesi, incluindo o camarão 
Red Orchid, da mesma forma que alimento outras espécies de camarão que crio. Eu os alimento basicamente com ração Shirakura e ocasionalmente com algas e outros alimentos para invertebrados. Essa espécie irá se alimentar a qualquer hora do dia e não irá se intimidar para sair a locais mais abertos em busca de alimento. 

Abaixo está um close de um camarão 
Red Orchid. Note as pequenas garras que ele usa para pegar alimentos.

Close frontal de um Camarão 
Red Orchid 
 


Tradução e adaptação: Rafael Senfft, atualização Walther Ishikawa.


Bibliografia:

  • von Rintelen K, Cai Y. (2009). Radiation of endemic species flocks in ancient lakes: Systematic revision of the freshwater shrimp Caridina H. Milne Edwards, 1837 (Crustacea: Decapoda: Atyidae) from the ancient lakes of Sulawesi, Indonesia, with the description of eight new species. The Raffles Bulletin of Zoology 57: 343-452.
 
« Voltar  
 

Planeta Invertebrados Brasil - © 2024 Todos os direitos reservados

Desenvolvimento de sites: GV8 SITES & SISTEMAS