INÍCIO ARTIGOS ESPÉCIES GALERIA SOBRE EQUIPE PARCEIROS CONTATO
 
 
    Espécies
 
Camarão Golden Bee  
Camarão Golden Bee ("Caridina cantonensis" sp. “Golden Bee”)  


Nome comum
: Camarão Abelha Dourado / Golden Bee Shrimp
Nome científico: Caridina cf. cantonensis
Origem: Mutação do Camarão Abelha
Tamanho macho/fêmea: 2.5 cm / 3.0 cm
Temperatura da água: 18 - 26 °C
Parâmetros de água: pH 6.5 - 7.5
Taxa de reprodução: Alta
Comportamento: Pacífico
Dificuldade: Média

Apresentação

O camarão Golden Bee é um camarão muito interessante. Alguns o chamam de camarão “Golden Red Crystal”, “Snow White Red Crystal” ou “All-White Red Crystal” , mas iremos nos referir a ele como camarão Golden Bee. É um camarão muito bom de se criar e muito bonito.

Histórico

Quanto à história real desta espécie, não há pistas. Gostaria de saber de onde vieram e quem fez a seleção genética destes. Tenho a teoria que esta espécie foi selecionada de híbridos quase completamente brancos de Red Crystal e do camarão Orange Bee. Posso estar errado, mas esse é meu melhor palpite. É muito interessante a cor laranja que está na carne do camarão e não no exoesqueleto. Esta é uma característica que não tenho visto em Red Crystals normais . Tenho perguntado para vários criadores e eles não sabem a verdadeira origem destes camarões. É mais provável que tenha vindo do Japão.

Parâmetros da Água

O Golden Bee é como o Red Crystal, prefere água mole e ácida. Água pura e limpa é indispensável na criação de camarões. A temperatura deve estar abaixo de 27 ºC e o pH deve estar na faixa entre 6,2 e 6,8, o GH deve estar entre 4-6 e o KH entre 1-2. É muito importante que o Golden Bee seja mantido nessas condições específicas. Mesmo os extremos dos parâmetros mencionados devem ser evitados. Parâmetros ruins podem ser facilmente notados quando o camarão começa a perder a coloração branca ou ficando transparente.

Reprodução

Reproduzir os Golden Bee é a mesma coisa que reproduzir os Red Crystal. O Golden Bee pode ser reproduzido tão facilmente quando as outras espécies do gênero Caridina. As fêmeas desta espécie terá ovos com coloração marrom quando estiverem prenhas. As fêmeas irão se reproduzir sempre que a água estiver limpa e os parâmetros estiverem adequados para a espécie. É reportado que o Golden Bee se entrecruza com os Red Crystal. Alguns criadores colocam ambas as espécies juntas nas esperança de criar Red Crystals de maior graduação. Para maiores informações sobre o ciclo de reprodução de camarões em água doce, por favor, leia o artigo Reprodução de Camarão.

Figura da Fêmea de Golden Bee prenha.


Os filhotes do Golden Bee são coloridos como os pais logo após nascerem. Você verá a coloração inteira branca imediatamente e conforme o filhote for crescendo a coloração branca vai ficando mais intensa. Abaixo é mostrada uma foto de um filhote do Golden Bee. Nota-se como a coloração branca não tão intensa.

Foto do filhote de Golden Bee


Sexagem

A sexagem em camarões juvenis pode ser difícil no estágio juvenil. Quando as fêmeas atingem a maturidade é possível notar a diferença entre os sexos, ou pelo menos, quais são fêmeas. Fêmeas são fáceis de identificar, elas são maiores e também possuem o ventre curvado para baixo. Procure pela diferença de tamanho e, principalmente, pelo ventre curvado para baixo. A sela das fêmeas do Golden Bee pode ser praticamente impossível de se enxergar devido a coloração branca da fêmea. No entanto, você pode enxergar a sela desde que a coloração marrom desta esteja com bom contraste com o exoesqueleto branco do camarão. No tópico de “Reprodução” há uma foto de uma fêmea prenha de Golden Bee. Nota-se o ventre curvado para baixo. Na foto abaixo, nota-se que o ventre não é curvado para baixo. Este é um sinal que este camarão pode ser um potencial macho.

Foto do Golden Bee macho.



Alimentação

O Golden Bee não é muito diferente de outros camarões comedores de algas. Ele é detritívoro e comedor de algas. Como seu primo, o Red Crystal, a comida mais comumente usada são rações industrializadas para Red Crystal, espinafre, bloodworm, alga marinha e ração de algas (algae wafer). Há diversas marcas diferentes de rações para Red Crystals, bem como diversos tamanho de ração, inclusive ração em pó para filhotes. Shirakura, Mosura e Biomax são as marcas mais comuns.

É melhor alimentar apenas uma vez ao dia. Somente alimente com uma quantidade que seja o suficiente para os camarões consumirem dentro de 2 a 3 horas no máximo. Não é bom alimentar em excesso ou ter comida parada no fundo por muito tempo. Superalimentação é uma causa conhecida de morte e pode causar problemas na qualidade da água. Lembre-se que camarões são detritívoros na natureza. Eles irão comer o que encontrarem pela frente e não estão acostumados a ter uma fonte de comida 24 horas por dia, 7 dias por semana. Deixar de alimentar por um ou dois dias é bom e não irá causar mal a espécie. Algumas vezes, eu os deixo de jejum por dois dias com o intuito de deixar os camarões limparem seu sistemas digestivos e manter a água limpa ao mesmo tempo.

Foto dos camarões comendo junto com os Red Crystals.


Coloração

Sua coloração é muito singular. Há uma coloração dourada na carne do camarão e seu exoesqueleto por fora é branco. A intensidade da cor branca é como no Red Crystal. Como não há coloração vermelha no Golden Bee, a graduação dos Red Crystal não é aplicada ao Golden Bee obviamente. Se o camarão estiver saudável e bem adaptado em seu aquário, então eles terão uma coloração toda branca mais intensa e bonita. Eu tirei essas fotos um dia após introduzi-los no meu aquário, logo a coloração branca não está nem próxima da coloração branca sólida de agora. Entretanto, eu gostei da aparência de pipoca que eles tinham no começo. Mas uma vez que esta espécie esteja bem estabelecida e saudável, a coloração branca realmente volta.

Graduação

Alguns dizem que esta espécie é graduada baseado na intensidade da coloração branca. Alguns Golden Bee não possuem a coloração branca muito intensa. Os camarões com o colorido branco mais puro é considerado de melhor grade/qualidade.


Tradução e adaptação: Gustavo Tokoro 
« Voltar  
 

Planeta Invertebrados Brasil - © 2024 Todos os direitos reservados

Desenvolvimento de sites: GV8 SITES & SISTEMAS