INÍCIO ARTIGOS ESPÉCIES GALERIA SOBRE EQUIPE PARCEIROS CONTATO
 
 
    Espécies
 
Complexo Babaulti  
Artigo publicado em 10/01/2012, última edição em 23/12/2019  


Camarão Malaio. Foto Planet Inverts.


NomeCamarões do complexo Babaulti / Babaulti complex Shrimp
Nome científico: Caridina cf. complexo babaulti
Origem: Ásia
Tamanho macho/fêmea: 2.5 cm / até 4.0 cm
Temperatura: 24 - 28°C 
(ideal 25°C)
pH: pH 6.2 - 8.0
TDS: 100 - 150
GH: 6 - 8
KH: 3 - 8
Taxa reprodutivaMédio (larval)
Sociabilidade: Pacífico
Dificuldade: --
 




O complexo de espécies Caridina babaulti

Visão global

Caridina cf. babaulti é um belo e misterioso camarão anão, relativamente novo e mais incomum no comércio ornamental. É vendido como se fosse uma única espécie com grande variação de cores (verde, marrom, vermelho, amarelo) e padrões (faixas e manchas). Eles têm a interessante capacidade de mudar de cor muito rapidamente quando assustados. Por este motivo, são eventualmente chamados de Camarão Camaleão. São encontrados desde a região central da Índia à Malásia, e até o Iraque ao oeste. Provavelmente trata-se de diversas espécies, baseado em diferenças morfológicas e reprodutivas.

São conhecidas mais de 300 espécies de Caridina, encontradas em todos os continentes exceto Antártida. Pertencem a este gênero os populares CRS, Tigers e as espécies de Sulawesi. Atualmente muitos destes camarões são agrupados nos chamados grupos / complexos de espécies (definido como um grupo de organismos aparentados que têm aparência muito próxima, a ponto que os limites entre eles se torna indistinto), como o Complexo serrata, Complexo gracilirostris, Complexo nilotica, etc. Não existe, do ponto de vista acadêmico, o “Complexo babaulti”, este é um termo leigo que se popularizou entre aquaristas, na tentativa de agrupar algumas diferentes espécies ornamentais que provavelmente são próximas do Caridina babaulti. Nenhum destes camarões ornamentais foi formalmente examinado para identificação, o que esperamos que aconteça em um futuro próximo. 

Por ser um termo bastante consagrado pelo uso, iremos nos referir a estes camarões como Caridina cf. complexo babaulti (a abreviação cf. vem do latim confer/conferatur, ambos significam “comparar”, usado para identificações presuntivas, prováveis e aproximadas), mesmo cientes da imprecisão.

 

O Caridina babaulti Bouvier, 1918 é uma obscura espécie indiana descrita originalmente na região central do país, nos estados de Madhya Pradesh and Chhattisgarh. Seu nome vem do naturalista francês M. Guy Babault, que coletou o primeiro espécime. Os exemplares originais de museus estão bastante degradados, sendo que a espécie foi re-descrita em 2019 com uma nova espécie-tipo coletada na península de Saurashtra. Neste artigo, os indivíduos selvagens são descritos como sendo de uma cor branco pálida, e detalhes da sua anatomia (como a fórmula rostral) diferem bastante das espécies ornamentais, sugerindo que não se trata desta espécie. Havia uma subespécie de babaulti (Caridina babaulti basrensis Al-Adhub & Hamzah, 1987) encontrada no Irã e Iraque, que foi invalidada recentemente (2019, sinonimizada com a espécie ornamental Caridina fernandoi Arudpragasam & Costa, 1962). Ou seja, é provável que nenhum dos camarões comercializados com o nome de Caridina babaulti seja realmente desta espécie! 

 

Em termos de espécies ornamentais, muitos camarões com diversos nomes comerciais pertencem a esse grupo, mas nenhum deles foi formalmente identificado. Aqui estão incluídos:

  • Camarão verde indiano

  • Camarão zebra indiano

  • Camarão malaio

  • Camarão arco-íris

  • Camarão blueberry

A situação fica ainda mais complicada, já que parecem haver várias espécies verdes, bem como várias espécies vendidas como "camarão arco-íris". O "camarão arco-íris" costuma ser uma mistura grosseira de espécies nos embarques de importação. Diversas espécies são vendidas também como “blueberry’ (mirtilo), bastando ter uma cor próxima.

 

Tamanho do aquário e parâmetros da água

Sugere-se um tanque de pelo menos 40 litros. São camarões bastante ativos, resistentes e que demandam pouca manutenção, uma vez bem aclimatados. Toleram uma ampla faixa de parâmetros, existe alguma controvérsia em relação aos parâmetros ideais de água, talvez por se tratar de mais de uma espécie. Os parâmetros mais aceitos são semelhantes ao Red Cherry, com a diferença que preferem temperaturas mais elevadas, por ser uma espécie tropical. Os parâmetros ideais estão sumarizados na tabela no início do artigo.

Um detalhe importante que deve ser lembrado é que (ao menos nos mercados norte-americano e europeu), a quase totalidade destes camarões são coletados na natureza, e importados diretamente. Isto explica a elevada mortalidade inicial destes camarões, devido ao estresse da coleta e transporte. Muito cuidado deve ser tomado nesta etapa inicial, com aquários bastante maduros e estabilizados. Uma vez bem adaptados, são camarões extremamente robustos. A expectativa de vida varia de 1 a 2 anos.

 

Alimentação

Semelhante a outros camarões anões, sua alimentação é onívora com preferência para algas e micropartículas. Comem uma grande variedade de alimentos, aceitam as mesmas rações de outros camarões, assim como comidas caseiras, verduras, folhas de amendoeira, etc.

Parecem ser mais eficientes como algueiros do que outros anões, passando o dia todo raspando superfícies e alimentando-se de algas e biofilme. Desta forma, a quantidade de alimentos que deve ser oferecido a estes camarões é menor do que as demais espécies.

 

Dimorfismo sexual e reprodução

Semelhante a outros camarões, as fêmeas são maiores e com o ventre mais arredondado. Selas podem ser visíveis na fêmea, que são seus ovários maduros. Machos são menores, e têm a região ventral do abdômen reta.

Quase todos os camarões deste grupo (exceto o Malaio) têm aparentemente um tipo abreviado de reprodução, ou seja, dos ovos nascem camarões bem formados, miniatura dos pais. Porém, parecem ser filogeneticamente mais próximos de espécies com reprodução primitiva, o que explica o fato de gerarem um número maior de ovos, e ovos de menores dimensões. Ou, possuem uma fase inicial de larva extremamente curta, tornando-se mini-camarões poucas horas após a eclosão. Existem alguns relatos de aquaristas que afirmam ter visto pequenas larvas agarradas a superfícies do aquário. 

Os ovos são elípticos, medindo em média 1,2 mm, e sua cor varia de esverdeado a amarelado. Geram em média 40 a 60 ovos. Os ovos permanecem na câmara incubadora até a eclosão, por um período de cerca de um mês. Como mencionado, aparentemente os filhotes nascem como miniatura dos pais, exceto os Malaios. Entretanto, têm menores dimensões ao nascer, são mais frágeis e mais difíceis de alimentar, o que explica uma maior mortalidade inicial, e a maior dificuldade em reproduzi-los. Recomenda-se um tanque mais antigo e bem ciclado. É fundamental a colocação de esponjas na entrada do filtro, para evitar que os filhotes sejam sugados. 

Essas espécies são muito prolíficas e podem se reproduzir em grandes números. No entanto, o número final de filhotes costuma ser pequeno, ainda menor do que os Neocaridina. Como já mencionado, a grande maioria dos camarões à venda em lojas são exemplares selvagens coletados.

 

Aqui estão algumas das variedades que se enquadram neste grupo:


Camarão Verde Indiano:

Novamente, não é certo se trata-se de uma única espécie, ou várias espécies vendidas com um nome comercial comum. Possuem também outros nomes populares, como Camarão Neon Verde. Têm um rostro bastante longo e cheio de dentes dorsais, com aspecto serrilhado. Alguns exemplares são maiores, podendo atingir até 4 cm. 

Apresentam-se com uma grande variedade de cores, e também podem mudar de cor rapidamente, como um camaleão. Passam do verde para vermelho, marrom, laranja e azul, dependendo de fatores como estresse, alimentação, e principalmente a cor do substrato. Animais estressados são pálidos e sem cor, desenvolvendo a coloração somente quando bem adaptados ao tanque. Alguns aquaristas descrevem até mudanças de cor nos machos como uma forma de exibição sexual. As variedades de cor são difíceis de se fixar, algo semelhante ao que acontece com os Malawa.

 


Camarão Verde Escuro:

Esta variedade (Dark Green Shrimp) é mencionada somente no site americano Planet Inverts, segundo o autor, trata-se de uma espécie parecida mas distinta do Verde Indiano, importada desde 2007. Não há outras informações disponíveis na net, de outras fontes.

Camarão Verde Escuro, foto Planet Inverts.


Segundo o autor, é um camarão com uma cor verde mais escura e intensa do que o Indiano, e com menor capacidade de mudança de cor. Bastante prolífica, seus filhotes são extremamente pequenos, e de coloração avermelhada escura, o que também o diferencia do Indiano. Seu crescimento é bem mais rápido do que o Indiano, atingindo a maturidade sexual bem antes. 


Ovos e filhote do Camarão Verde Escuro, com sua típica coloração. Fotos Planet Inverts.


 

Camarão Zebra Indiano:

Possui outros nomes, como Babaulti “Stripes” (faixas). Lembra bastante o Caridina fernandoi, mas tem o rostro mais longo. Atingem a maturidade sexual bastante precocemente.

Tanto machos quanto fêmeas têm o corpo translúcido com uma cor de base acastanhada ou esverdeada. Possuem de 5 a 7 faixas largas escuras e transversais no corpo, e outra na região caudal, todas irregulares e que podem ser descontínuas. Geralmente uma colônia destes camarões tem uma grande variação no número e aspecto das faixas.

 


Camarão Malaio:

Em inglês, Malaya Shrimp ou Malaysian Shrimp (O nome Malaya deriva da antiga Federação Malaia, que se uniu a outros países em 1963 para formar a atual Malásia). Cuidado para não confundir com o Camarão Gigante da Malásia. 

Camarão Malaio. Foto Planet Inverts.


Importado à Alemanha desde 2000, e aos EUA desde 2007, supostamente da Malásia. Seus parâmetros de manutenção são semelhantes às demais variedades deste artigo, algumas fontes mencionam uma preferência por um pH mais elevado (7.8 a 8.0). São camarões pequenos, medindo até 3 cm.

Camarão Malaio. Foto Planet Inverts.


Há uma clara diferença de coloração entre os gêneros, os machos são quase translúcidos e de cores pobres, além de serem menores que as fêmeas. As fêmeas podem ter uma grande variedade de cores, variando de dourado, marrom, azul, vermelho a verde. Estas também tendem a ter uma faixa longitudinal branca a amarela / laranja nas costas, além de algumas faixas transversais menores. A cor pode variar de acordo com o ambiente também, visando aparentemente camuflagem: adquire uma cor azulada ou esverdeada entre as plantas, avermelhada ou marrom nos troncos, e dourada no substrato. 

Macho e fêmea ovada de Camarão Malaio. Fotos Planet Inverts.


Como já brevemente mencionado no início do artigo, o detalhe mais interessante sobre o Camarão Malaio é o seu ciclo reprodutivo. Ao contrário da maioria dos camarões no hobby, o Camarão Malaio possui um padrão primitivo de reprodução, gerando minúsculas larvas ao invés de camarões em miniatura. As larvas se desenvolvem para camarões em miniatura depois de alguns dias. Um fato ainda mais interessante sobre a espécie é que ela não requer água salobra para crescer com sucesso durante sua fase larval, diferente, por exemplo, do Camarão Amano e Potimirim.


Larva de Camarão Malaio com um dia de vida. Foto Planet Inverts.


Quando está ovada, a fêmea do Camarão Malaio carrega cerca de 50 ovos, o que definitivamente é acima da média da maioria dos camarões no hobby. Depois de 15 dias, aproximadamente, as larvas eclodem dos ovos. Depois de cerca de 5 a 10 dias, a larva passa por cinco fases de zoea, e se tornará uma miniatura de adulto, com 2 mm. Não é necessário que você alimente as larvas com algo especial. Elas não se alimentam, consumindo nutrientes do seu saco vitelínico, e não demora muito para as larvas do Camarão Malaio crescerem, então alimentação especial não é necessária.



 
« Voltar  
 

Planeta Invertebrados Brasil - © 2024 Todos os direitos reservados

Desenvolvimento de sites: GV8 SITES & SISTEMAS