INÍCIO ARTIGOS ESPÉCIES GALERIA SOBRE EQUIPE PARCEIROS CONTATO
 
 
    Espécies
 
"Neocaridina davidi"  
Artigo publicado em 10/01/2012, última atualização em 24/01/2022  


Nome comum: Neocaridina davidi Wild Type
Nome Científico: Neocaridina davidi Bouvier 1904
Origem: Ásia
Tamanho macho/fêmea: 2.0 / 2.5 cm
Temperatura da água: 16º - 27°C
pH ideal: 6.8 - 7.4
GH ideal: 
4 - 7
KH ideal: 2 - 5
TDS: 200 - 300 
Taxa de reprodução: Alta
Comportamento: Pacífico
Dificuldade: Fácil


Apresentação

O Neocaridina davidi é a variedade selvagem dos populares Red Cherry Shrimp e Yellow Shrimp. Ambas as espécies foram reproduzidas seletivamente a partir desta variedade selvagem para obter suas colorações vermelho sólido e amarelo sólido. Pura e simplesmente, este é o camarão Red Cherry e o camarão Yellow original.

Esta espécie de camarão passou por duas modificações na sua classificação científica. Até 2013, o Neocaridina davidi era classificado como Neocaridina heteropoda. E previamente era classificado como Neocaridina denticulata sinensis.

Origem

O Neocaridina davidi é encontrado na Ásia, sua localização exata é desconhecida. Esta espécie selvagem foi usada por aquaristas para reproduzir seletivamente mutações de cor, como o Camarão Red Cherry e o Camarão Yellow. Se você observar atentamente cada foto você pode ver alguns com coloração avermelhada ou amarelada. A reprodução seletiva é feita pegando as características, neste caso a coloração, e reproduzir os camarões selvagens que exibem esta coloração várias vezes. Eventualmente, uma cor sólida é desenvolvida após várias gerações. Esta deve ser uma tarefa muito difícil. A quantidade exata de gerações necessárias para que os Camarões Red Cherry e Camarões Yellow fiquem com a coloração sólida é desconhecida.

Parâmetros da Água

O camarão Neocaridina davidi pode ser mantido em vários parâmetros de água diferentes. Assim como o camarão Red Cherry, esta espécie pode ser mantida numa faixa de pH de 6.8 para 7.4, água mole ou dura, temperaturas de 20ºC a 30ºC e em muitos substratos diferentes, como ADA Aquasoil e cascalho comum. Ao pesquisar os parâmetros da água para esta espécie pode ser melhor apenas remeter aos parâmetros do Camarão Red Cherry, se você já o manteve com sucesso.

Reprodução

O camarão Neocaridina davidi é extremamente prolífico, como seu primo vermelho, e se reproduzem rapidamente e praticamente todo o dia. Água limpa com parâmetros corretos irá garantir que esta espécie se reproduza constantemente. Fêmeas carregarão ovos com coloração verde quando ovadas. A sela também será verde e o surgimento de uma sela enquanto estiver ovada é um bom sinal de que faltam poucos dias para a eclosão.

Geralmente se passam 30 a 40 dias da fêmea estar ovada à eclosão. Outro jeito de perceber é o surgimento de uma nova sela quando a fêmea ainda carrega ovos. O Surgimento da sela é uma indicação de que a fêmea está preparada para ter um novo conjunto de ovos e que os ovos atuais estão perto de eclodir. Para mais informações sobre o ciclo reprodutivo dos camarões de aquário de água doce leia o artigo Reprodução de camarões.



Alimentação

O
Neocaridina davidi comerá qualquer coisa, desde espinafre aferventado, abobrinha, pastilhas de alga, ração granulada para camarões, ração em flocos para peixes, bloodworms e mais. O ideal é alimentar uma vez ao dia. Alimente apenas com uma quantidade que os camarões possam consumir em 2 a 3 horas no máximo. Não é bom alimentar em excesso e ter comida parada por muito tempo. Superalimentação é uma conhecida causa de mortes e também pode causar problemas na qualidade da água. Lembre-se de que camarões são detritívoros na natureza. Eles comerão qualquer coisa que acharem e não estão acostumados com alimentação constante, 24 horas por dia. Não alimentá-los por um ou dois dias não tem problemas e não prejudicará esta espécie de jeito nenhum. Algumas vezes eu não os alimento por alguns dias para deixar os camarões limparem seus sistemas e manter a água limpa ao mesmo tempo.

Sexagem

Sexar o
Neocaridina davidi não é difícil. Fêmeas são fáceis de identificar já que são maiores que os machos, tem uma coloração muito mais escura além de um ventre curvado. Fêmeas também tem a sela ou podem até ter ovos. Na foto abaixo você pode ver como o Neocaridina davidi fêmea tem uma sela verde além de um ventre curvado.



Na foto abaixo você pode ver como o macho é menor, tem muito pouca coloração e o entre é linha reta sem forma curvada.



Coloração

Esta variedade selvagem tem uma coloração camuflada para ajudá-lo a se esconder na natureza, obviamente. Se você olhar a primeira foto abaixo você verá como as duas fêmeas são capazes de se camuflar na pedra. Uma coloração tão esparsa deve tornar extremamente difícil reproduzir seletivamente e preencher uma nova variedade com coloração sólida. Entretanto, alguns criadores desta espécie notaram que algumas das crias mostram uma coloração avermelhada, e talvez seja aqui que a idéia do camarão Red Cherry começou. Por favor veja a foto abaixo de duas fêmeas sobre uma pedra.



Muito obrigado a Xema Romero Leon & Aquatika Bitacoras por permitir o uso de todas as fotos nesta página. Por favor visite o site deles para um monte de ótimas fotografias e informações sobre diferentes aspectos do aquário de água doce, além de muitas outras coisas interessantes. Obrigado novamente, Xema!

Tradução e adaptação: Chantal Wagner
 
« Voltar  
 

Planeta Invertebrados Brasil - © 2024 Todos os direitos reservados

Desenvolvimento de sites: GV8 SITES & SISTEMAS