Nome comum: Neocaridina davidi Wild Type Nome Científico: Neocaridina davidi Bouvier 1904 Origem: Ásia Tamanho macho/fêmea: 2.0 / 2.5 cm Temperatura da água: 16º - 27°C pH ideal: 6.8 - 7.4 GH ideal: 4 - 7KH ideal: 2 - 5 TDS: 200 - 300 Taxa de reprodução: Alta Comportamento: Pacífico Dificuldade: Fácil
Apresentação
O Neocaridina davidi é a variedade selvagem dos populares Red Cherry Shrimp e Yellow Shrimp. Ambas as espécies foram reproduzidas seletivamente a partir desta variedade selvagem para obter suas colorações vermelho sólido e amarelo sólido. Pura e simplesmente, este é o camarão Red Cherry e o camarão Yellow original.
Esta espécie de camarão passou por duas modificações na sua classificação científica. Até 2013, o Neocaridina davidi era classificado como Neocaridina heteropoda. E previamente era classificado como Neocaridina denticulata sinensis.
Origem
O Neocaridina davidi é encontrado na Ásia, sua localização exata é desconhecida. Esta espécie selvagem foi usada por aquaristas para reproduzir seletivamente mutações de cor, como o Camarão Red Cherry e o Camarão Yellow. Se você observar atentamente cada foto você pode ver alguns com coloração avermelhada ou amarelada. A reprodução seletiva é feita pegando as características, neste caso a coloração, e reproduzir os camarões selvagens que exibem esta coloração várias vezes. Eventualmente, uma cor sólida é desenvolvida após várias gerações. Esta deve ser uma tarefa muito difícil. A quantidade exata de gerações necessárias para que os Camarões Red Cherry e Camarões Yellow fiquem com a coloração sólida é desconhecida.
Parâmetros da Água
O camarão Neocaridina davidi pode ser mantido em vários parâmetros de água diferentes. Assim como o camarão Red Cherry, esta espécie pode ser mantida numa faixa de pH de 6.8 para 7.4, água mole ou dura, temperaturas de 20ºC a 30ºC e em muitos substratos diferentes, como ADA Aquasoil e cascalho comum. Ao pesquisar os parâmetros da água para esta espécie pode ser melhor apenas remeter aos parâmetros do Camarão Red Cherry, se você já o manteve com sucesso.
Reprodução
O camarão Neocaridina davidi é extremamente prolífico, como seu primo vermelho, e se reproduzem rapidamente e praticamente todo o dia. Água limpa com parâmetros corretos irá garantir que esta espécie se reproduza constantemente. Fêmeas carregarão ovos com coloração verde quando ovadas. A sela também será verde e o surgimento de uma sela enquanto estiver ovada é um bom sinal de que faltam poucos dias para a eclosão.
Geralmente se passam 30 a 40 dias da fêmea estar ovada à eclosão. Outro jeito de perceber é o surgimento de uma nova sela quando a fêmea ainda carrega ovos. O Surgimento da sela é uma indicação de que a fêmea está preparada para ter um novo conjunto de ovos e que os ovos atuais estão perto de eclodir. Para mais informações sobre o ciclo reprodutivo dos camarões de aquário de água doce leia o artigo Reprodução de camarões.
Alimentação
O Neocaridina davidi comerá qualquer coisa, desde espinafre aferventado, abobrinha, pastilhas de alga, ração granulada para camarões, ração em flocos para peixes, bloodworms e mais. O ideal é alimentar uma vez ao dia. Alimente apenas com uma quantidade que os camarões possam consumir em 2 a 3 horas no máximo. Não é bom alimentar em excesso e ter comida parada por muito tempo. Superalimentação é uma conhecida causa de mortes e também pode causar problemas na qualidade da água. Lembre-se de que camarões são detritívoros na natureza. Eles comerão qualquer coisa que acharem e não estão acostumados com alimentação constante, 24 horas por dia. Não alimentá-los por um ou dois dias não tem problemas e não prejudicará esta espécie de jeito nenhum. Algumas vezes eu não os alimento por alguns dias para deixar os camarões limparem seus sistemas e manter a água limpa ao mesmo tempo.
Sexagem
Sexar o Neocaridina davidi não é difícil. Fêmeas são fáceis de identificar já que são maiores que os machos, tem uma coloração muito mais escura além de um ventre curvado. Fêmeas também tem a sela ou podem até ter ovos. Na foto abaixo você pode ver como o Neocaridina davidi fêmea tem uma sela verde além de um ventre curvado.
Na foto abaixo você pode ver como o macho é menor, tem muito pouca coloração e o entre é linha reta sem forma curvada.
Coloração
Esta variedade selvagem tem uma coloração camuflada para ajudá-lo a se esconder na natureza, obviamente. Se você olhar a primeira foto abaixo você verá como as duas fêmeas são capazes de se camuflar na pedra. Uma coloração tão esparsa deve tornar extremamente difícil reproduzir seletivamente e preencher uma nova variedade com coloração sólida. Entretanto, alguns criadores desta espécie notaram que algumas das crias mostram uma coloração avermelhada, e talvez seja aqui que a idéia do camarão Red Cherry começou. Por favor veja a foto abaixo de duas fêmeas sobre uma pedra.
Muito obrigado a Xema Romero Leon & Aquatika Bitacoras por permitir o uso de todas as fotos nesta página. Por favor visite o site deles para um monte de ótimas fotografias e informações sobre diferentes aspectos do aquário de água doce, além de muitas outras coisas interessantes. Obrigado novamente, Xema!
Tradução e adaptação: Chantal Wagner
|