INÍCIO ARTIGOS ESPÉCIES GALERIA SOBRE EQUIPE PARCEIROS CONTATO
 
 
    Espécies
 
Camarão Ninja  
Camarão Ninja - "Caridina serratirostris"  


Nome comum
: Camarão Ninja / Ninja Shrimp
Nome Científico: Caridina serratirostris
Origem: Em toda Ásia
Tamanho macho/fêmea: 2.5 / 3.5 cm
Têmperatura da água: 22º - 27 °C
Parâmetros da água: pH 6.5 - 7.5
Taxa de reprodução: Requer água salobra
Comportamento: Pacífico
Dificuldade: Fácil

Apresentação


O camarão Ninja ganhou seu nome devido a sua habilidade de mudar rapidamente de cor e desaparecer, como um ninja. Há vários nomes diferentes para esta espécie como camarão Christmans, camarão Honey e mais. O único ponto negativo desta espécie é que necessita de água salobra para se reproduzir.

Origem

O camarão Ninja é uma espécie coletada na natureza devido ao fato da reprodução em cativeiro ser difícil e requerer água salobra. É encontrado na Ásia e é importando praticamente 100% das vezes, a não ser que seja adquirido de um criador que conseguiu reproduzir a espécie em cativeiro. Como a maioria das espécies coletadas, pode ser difícil manter o camarão Ninja se os processos de captura e transporte estressaram o camarão antes da compra.

Reprodução

Como foi dito acima, o camarão Ninja precisa de água salobra para se reproduzir. Reproduzir espécies que precisam de água salobra, como o camarão Amano, é muito difícil. Os níveis de salinidade são muito importantes durante certos estágios lavrais, assim como a alimentação da larva. As larvas precisam se adaptar vagarosamente à água doce durante um período de tempo e a sua alimentação deve ser monitorada de perto. O camarão Ninja pode ser reproduzido em cativeiro, mas isso poder ser uma tarefa muito difícil de completar. Leia mais sobre a reprodução deste tipo de camarão na Amano Shrimp Species Page na sessão de "reprodução".

Coloração

O camarão Ninja ganhou seu nome popular devido à rápida mudança de cor que pode ocorrer. Esta espécie é conhecida por possuir tons de vermelho, amarelo, marrom, azul, cinza e mais. Acredita-se que suas habilidades de mudança de cor rápida, como meio de camuflagem, imitam a de um ninja. Daí o nome camarão Ninja. Muitas outras espécies mudam de cor quando doentes ou descontentes com o ambiente em cativeiro, entretanto, o camarão Ninja parece mudar de cor quando acha necessário. Exatamente o quê determina a coloração é desconhecido, mas a maioria das espécies se adaptam ao ambiente, então ele pode imitar a coloração do substrato ou do hardscape do aquário.

Camarão Ninja Marrom Escuro por Crusta10.de


Camarão Ninja Azul por Andy


Camarões Ninja Sortidos por Crusta10.de


Alimentação

Alimentar o camarão Ninja é simples desde que eles estejam satisfeitos e saudáveis. Alimente apenas com uma quantidade que os camarões possam consumir em 2 a 3 horas no máximo. Não é bom alimentar em excesso e ter comida parada por muito tempo. Superalimentação é uma conhecida causa de mortes e também pode causar problemas na qualidade da água. Lembre-se de que camarões são detritívoros na natureza. Eles comerão qualquer coisa que acharem e não estão acostumados com alimentação constante, 24 horas por dia. Não alimentá-los por um ou dois dias não tem problemas e não prejudicará esta espécie de jeito nenhum. Algumas vezes eu não os alimento por alguns dias para deixar os camarões limparem seus sistemas e manter a água limpa ao mesmo tempo.

Informações Adicionais

Pouco é conhecido sobre o camarão Ninja devido à sua pouca distribuição pelo hobby dos camarões de água doce. À medida que novas informações sobre o camarão Ninja forem descobertas esta página será atualizada adequadamente.

Cabeça do Camarão Ninja por Peter Maguire


Cabeça do Camarão Ninja por Crusta10.de


Foto principal por Peter Maguire

Tradução e adaptação: Chantal Wagner 
« Voltar  
 

Planeta Invertebrados Brasil - © 2024 Todos os direitos reservados

Desenvolvimento de sites: GV8 SITES & SISTEMAS