INÍCIO ARTIGOS ESPÉCIES GALERIA SOBRE EQUIPE PARCEIROS CONTATO
 
 
    Espécies
 
Camarão Orange Bee  
última edição em 11/10/2019  


Nome comum
: Camarão Abelha Laranja / Orange Bee Shrimp
Nome Científico: Caridina logemanni "Orange Bee"
Origem: Ásia
Tamanho macho/fêmea: 2.5 cm / 3.0 cm
Têmperatura da água: 20 - 27°C
Parâmetros da água: pH 5.5 - 6.5
Taxa de reprodução: Alto
Comportamento: Pacífico
Dificuldade: Fácil 

Apresentação


O camarão Orange Bee é uma das espécies mais antigas no hobby. Está no hobby por quase uma década. Entretanto, ao longo do tempo, se tornou bastante raro e difícil de obter. Porém, esta espécie está retornando e deverá começar a se propagar pelo hobby assim que mais criadores vendam seu estoque.


Origem

Acredita-se que o camarão Orange Bee seja uma mutação de cor do camarão Bee "normal", do qual são obtidos os camarões Red Crystal. Uma vez que o camarão Orange Bee está no hobby a quase uma década é extremamente difícil estimar sua origem exata, ou talvez, qual criador descobriu a mutação de coloração laranja.


Parâmetros da Água

Os parâmetros da água para o camarão Orange Bee devem ser bastante similares aos requisitos para espécies semelhantes, especificamente o camarão Red Crystal e o camarão Bee. O camarão Orange Bee prefere água mole e ácida. Água limpa também é obrigatória, como com todos os camarões no hobby. O camarão Orange Bee pode ser menos vulnerável à má qualidade da água quando comparado ao seu primo Red Crystal, mas boa qualidade da água ainda é muito importante. Trocas de água são obrigatórias para esta espécie. A temperatura deve ser mais baixa que 26ºC e o pH deve estar numa faixa entre 5.5 a 6.5, o GH deve estar entre 4 e 6 e o KH deve estar entre 1 e 2. É muito importante que o camarão Orange Bee seja mantido nessas condições específicas. Devem ser evitados extremos em qualquer um dos parâmetros da água.


Reprodução

Não foi feita reprodução seletiva na espécie, então, basicamente, eles se parecem com o camarão Bee selvagem de onde derivam. Devido à falta de reprodução seletiva eles possuem poucas e finas listras brancas e também algumas listras pretas. Entretanto, a sua característica mais surpreendente é a intensa coloração laranja. A coloração do camarão Orange Bee vem de dentro do corpo, e não da carapaça. Para mais informações sobre o ciclo reprodutivo dos camarões de aquário de água doce leia o artigo Shrimp Reproduction. As fêmeas ovadas carregam ovos de coloração âmbar, como pode ser visto na foto abaixo.


Ovos de camarão.


Os camarões Orange Bee eclodem como adultos em miniatura. Não há fase larval associada ao seu processo de reprodução. A coloração sempre estará aparente, mas a coloração mais intensa aparecerá quando os filhotes se tornarem adultos. A foto abaixo é de um filhote de um camarão Orange Bee fêmea cruzado com um camarão Bee Classe C durante uma experiência de hibridização*. Note como a cria exibe uma aparência mais "Bee".


Filhote híbrido.



Sexagem

A sexagem do camarão Orange Bee é muito fácil. Fêmeas são fáceis de identificar já que são maiores que os machos, tem uma coloração muito mais escura além de um ventre curvado. Na foto abaixo você pode ver como o macho (o camarão Bee Classe C usado no experimento de hibridização) é menor, tem pouca coloração laranja e o ventre é uma linha reta sem forma curvada.




Camarão Bee macho.


Você pode perceber a diferença entre o macho e a fêmea facilmente vendo os dois ao mesmo tempo. Na foto abaixo você pode ver como a fêmea tem mais coloração laranja, é maior, e também tem o ventre curvado.



Camarão Orange Bee fêmea.



Alimentação

O camarão Orange Bee come qualquer coisa desde espinafre aferventado, abobrinha, pastilhas de alga, ração granulada para camarões, ração em flocos para peixes, bloodworms e mais. Alguns o alimentam com ração específica devido ao seu parentesco com o camarão Red Crystal. Apesar de que ração específica não é necessária. Quando eles se aglomeram na comida é um ótimo sinal, e claro, se você ver filhotes é um sinal de que as coisas estão indo muito bem. Camarões se alimentando sem entusiasmo e constantemente escondidos são bons indicadores de que as coisas não estão bem.

O ideal é alimentar uma vez ao dia. Alimente apenas com uma quantidade que os camarões possam consumir em 2 a 3 horas no máximo. Não é bom alimentar em excesso e ter comida parada por muito tempo. Superalimentação é uma conhecida causa de mortes e também pode causar problemas na qualidade da água. Lembre-se de que camarões são detritívoros na natureza. Eles comerão qualquer coisa que acharem e não estão acostumados com alimentação constante, 24 horas por dia. Não alimentá-los por um ou dois dias não tem problemas e não prejudicará esta espécie de jeito nenhum. Algumas vezes eu não os alimento por alguns dias para deixar os camarões limparem seus sistemas e manter a água limpa ao mesmo tempo.



*N.T. - Hibridização foi a palavra escolhida para traduzir o termo "cross-breeding". Hibridizar é o ato de cruzar duas espécies diferentes para obter um híbrido. No caso, não são duas espécies diferentes que foram cruzadas visto que o Orange Bee e o Bee teoricamente são variedades da mesma espécie, mas o termo ainda pode ser empregado.

Todas as fotos do artigo são cortesia de sandiegoryu


Tradução e adaptação: Chantal Wagner
 
« Voltar  
 

Planeta Invertebrados Brasil - © 2024 Todos os direitos reservados

Desenvolvimento de sites: GV8 SITES & SISTEMAS