INÍCIO ARTIGOS ESPÉCIES GALERIA SOBRE EQUIPE PARCEIROS CONTATO
 
 
    Espécies
 
Camarão Snowball  
Artigo publicado em 10/01/2012, última edição em 16/02/2013  


Nome comum
: Camarão Bola de Neve / Snowball Shrimp
Nome Científico: Neocaridina palmata var. white
Origem: Ulf Gottschalk, um criador de camarões na Alemanha
Tamanho macho/fêmea: 2.0 / 2.5 cm
Têmperatura da água: 20º - 28 °C
Parâmetros da água: pH 6.5 - 7.5
Taxa de reprodução: Alta
Comportamento: Pacífico
Dificuldade: Fácil
 

Apresentação

O camarão Snowball é uma das espécies mais bonitas de camarão no hobby. Sua coloração inteiramente branca, inclusive os ovos são brancos, faz com esta espécie se diferencie dos demais. O Snowball é chamado assim devido à coloração dos seus ovos, os quais parecem bolas de neve.

Até há muito pouco tempo atrás, acreditava-se que o Camarão Snowball fosse da espécie Neocaridina zhangjiajiensis. Mas um trabalho realizado em 2012 pelo Dr. Werner Klotz usando a análise de DNA mitocondrial (mDNA) mostrou que se trata na realidade de Neocaridina palmata.

Histórico

O camarão Snowball é um primo direto do camarão Blue Pearl. Ambos foram selecionados geneticamente pelo Ulf Gottschalk na Alemanha e foram derivados da forma selvagem do Neocaridina palmata para atingir suas respectivas colorações. A variação selvagem desta espécie foi lentamente reproduzida e selecionada para atingir a sua coloração completamente branca, a qual se tornou conhecida camarão Snowball. Devo dizer que o Ulf Gottschalk criou uma obra de arte tão bonita que deve ser bem apreciada. O exato processo de reprodução seletiva para chegar à coloração completamente branca a partir da variação selvagem é desconhecido, mas eu espero encontrar a resposta disso em breve.

Parâmetros da Água

O Snowball pode ser mantido em muito diferentes parâmetros de água. Tenho mantido eles em numa faixa de pH entre 6 a 8, em água desde mole a dura, em temperaturas de 23 a 29 ºC e em diferentes substratos como o ADA Aquasoil e cascalho normal. A temperaturas mais baixas a reprodução será mais lenta. Água limpa é sempre muito importante. Se a água não estiver limpa a espécie não irá prosperar.

Reprodução

O camarão Snowball é extremamente prolífico, o que significa que eles irão reproduzir muito e perenemente. Uma colônia saudável se multiplica rapidamente e as fêmeas estarão constantemente prenhas. O tempo de gestação até a eclosão dos ovos é entre 30 a 45 dias. O melhor jeito de saber se os ovos da fêmea estão próximos da eclosão é pela aparência dos ovos, pois aparecem olhos dentro de cada ovo. Isso é facilmente perceptível e irá permitir saber quando a eclosão estará próxima de ocorrer. Outro jeito de saber é pela emergência de uma nova sela, indicando que a fêmea está preparada para ter receber ovos e os ovos atuais estão próximos de eclodirem. Por favor olhe a foto abaixo para ver os olhos nos ovos da fêmea de Snowball.

Ovos de Snowball perto de serem eclodidos, há olhinhos nos ovos.


Lembre-se que todas as variações de cor (camarões coloridos selecionados) são criados para produzir gerações apenas de sua respectiva cor. Havendo entrecruzamento com outras espécies do mesmo gênero irá acabar com todo o propósito de se manter espécies selecionadas. Por favor, leia o artigo Esses Camarões Irão se Entrecruzar? para informações mais detalhadas reprodução cruzada e híbridos.

Alimentação

Alimentar o Snowball também é fácil, tendo em vista que eles irão se alimentar de qualquer comida para peixes ou camarões. Eles irão comer quase qualquer coisa, desde espinafre cozido, abobrinha, ração de algas, ração específica para camarões, bloodworms, ração em flocos para peixes. É recomendado alimentá-los uma vez ao dia. Somente alimente com uma quantidade que seja o suficiente para os camarões consumirem dentro de 2 a 3 horas no máximo. Não é bom alimentar em excesso ou ter comida parada no fundo por muito tempo. Superalimentação é uma causa conhecida de morte e pode causar problemas na qualidade da água. Lembre-se que camarões são detritívoros na natureza. Eles irão comer o que encontrarem pela frente e não estão acostumados a ter uma fonte de comida 24 horas por dia, 7 dias por semana. Deixar de alimentar por um ou dois dias é bom e não irá causar mal a espécie. Algumas vezes, eu os deixo de jejum por dois dias com o intuito de deixar os camarões limparem seus sistemas digestivos e manter a água limpa ao mesmo tempo.

Sexagem

Saber qual é o sexo no camarão Snowball é muito simples. As fêmeas são muito fáceis de identificar, já que elas são maiores que os machos, possuem uma sela e também um ventre curvado para baixo. O macho é menor, não é tão branco e seu ventre é reto e não curvo. Abaixo uma foto da sela de uma fêmea de Snowball. Nota-se pequeninos ovos ainda não desenvolvidos nos ovários.

Fêmea com a sela cheio de ovos ainda não desenvolvidos.



Tradução e adaptação: Gustavo Tokoro e Walther Ishikawa
 
« Voltar  
 

Planeta Invertebrados Brasil - © 2024 Todos os direitos reservados

Desenvolvimento de sites: GV8 SITES & SISTEMAS