INÍCIO ARTIGOS ESPÉCIES GALERIA SOBRE EQUIPE PARCEIROS CONTATO
 
 
    Espécies
 
Camarão White Bee  
Camarão White Bee - "Caridina cantonensis" sp. “White Bee”  


Nome comum
: Camarão Abelha Branca / White Bee Shrimp
Nome Científico: Caridina cf. cantonensis sp. "White Bee"
Origem: Sul da China
Tamanho macho/fêmea: 2.0 / 2.5 cm
Têmperatura da água: 15º - 27 °C
Parâmetros da água: pH 6.5 - 7.5
Taxa de reprodução: Alta
Comportamento: Pacífico
Dificuldade: Relativamente Fácil


Apresentação

O camarão White Bee também é uma variação de cor do camarão Bee selvagem. É uma mutação branca mais ou menos parecida com a linhagem do camarão Bee selvagem. Todas as cores, exceto as marcas brancas no corpo, não estão presentes e tanto os ovos e os ovários são azuis. A mutação é muito parecida com o camarão Snowball.

Histórico

A exata origem e qual criador selecionou geneticamente esta espécie é desconhecida. É sabido que esse camarão foi descoberto na Alemanha, mas a data exata não é conhecida. Esta espécie não é muito difundida e é muito difícil de obter. Eu tenho certeza que ela será eventualmente mais difundida e potencialmente novas linhagens de camarões possam ser desenvolvida desta. Muito pouca seleção genética foi feita nesta espécie ainda. Criadores tiveram muita dificuldade em manter essa variação da espécie no começo, mas hoje em dia os espécimes disponíveis hoje são muito mais fáceis de criar, manter e reproduzir.

Parâmetros da Água

Esta espécie irá se reproduzir muito bem e perenemente se a água estiver nos parâmetros adequados e limpa. Os parâmetros para o White Bee é praticamente os mesmos que os do camarão Bee outras espécies do gênero Caridina. O pH deve estar na faixa entre 6,5 e 7,5 a temperatura entre 24 e 26 ºC é a adequada. Água limpa é essencial como para todos os outros camarões e esta espécie prefere água mole (GH entre 4-6 e KH entre 1-2) . Para informações úteis na criação do White Bee, por favor leia o artigo de Reprodução de Camarões de Água Doce.

Reprodução

Como as outras espécies do gênero Caridina, os White Bee irão se reproduzir muito e continuarão a se reproduzir enquanto eles estiverem bem adaptados e saudáveis. Cada fêmea produz em torno de 20-25 ovos. Uma vez que uma fêmea eclodir seus ovos não deverá demorar mais que uma semana para a mesma fêmea ter ovos novos. A foto abaixo mostra vários White Bee incluído uma fêmea prenha. Nota-se a coloração levemente azulada dos ovos e da sela.


Camarões White Bee, dentre eles uma fêmea prenha e uma outra pronta para desovar.

Sexagem

A fêmea do camarão White Bee é praticamente igual ao do macho, exceto pelo ventre curvo para baixo no corpo das fêmeas. A largura do corpo fêmea de White Bee, em geral, é visivelmente maior que de machos. A coloração é a mesma tanto para machos quanto para fêmeas. Um ótimo jeito de identificar uma fêmea é pela aparência da sela. Na foto abaixo você pode notar a sela levemente azulada de uma fêmea do camarão White Bee.


Figura: Fêmea com a sela levemente azulada.

Alimentação

Alimentar o White Bee é fácil. Eles irão comer quase qualquer coisa, desde espinafre cozido, abobrinha, ração de algas e ração específica para camarões, é recomendado alimentá-los uma vez ao dia. Somente alimente com uma quantidade que seja o suficiente para os camarões consumirem dentro de 2 a 3 horas no máximo. Não é bom alimentar em excesso ou ter comida parada no fundo por muito tempo. Superalimentação é uma causa conhecida de morte e pode causar problemas na qualidade da água. Lembre-se que camarões são detritívoros na natureza. Eles irão comer o que encontrarem pela frente e não estão acostumados a ter uma fonte de comida 24 horas por dia, 7 dias por semana. Deixar de alimentar por um ou dois dias é bom e não irá causar mal a espécie. Algumas vezes, eu os deixo de jejum por dois dias com o intuito de deixar os camarões limparem seus sistemas digestivos e manter a água limpa ao mesmo tempo.


Tradução e adaptação: Gustavo Tokoro 
« Voltar  
 

Planeta Invertebrados Brasil - © 2024 Todos os direitos reservados

Desenvolvimento de sites: GV8 SITES & SISTEMAS