INÍCIO ARTIGOS ESPÉCIES GALERIA SOBRE EQUIPE PARCEIROS CONTATO
 
 
    Espécies
 
"Neocaridinas" coloridos  
Artigo publicado em 10/11/2019, última edição em 10/02/2024  


Variedades de cor do Neocaridina davidi  



A variedade vermelha do camarão Neocaridina davidi é, provavelmente, o camarão ornamental mais criado no mundo. Extremamente popular, e indicado para iniciantes devido à sua robustez, são chamados de Red Cherry  e outros nomes se forem de graus mais elevados (mais informações podem ser vistas nos artigos sobre o  Cherry  Sakura / Fire Red ). Todas estas variedades têm os mesmos requerimentos, assim como similaridades na alimentação e reprodução.




Red Sakura Shrimp, foto de Mil Marques / Kaio Marques.





Além da variedade vermelha, inúmeras outras variedades de cor foram selecionadas, inicialmente a amarela, e posteriormente laranja, verde e etc. Este é o tema deste artigo.

Em todas elas, pode ocorrer um padrão  Rili , com apigmentação parcial. E, em todas elas, pode ocorrer também a presença de uma faixa longitudinal dorsal de cor clara, geralmente amarelada, que vai do rostro até o final da cauda. Chamada de Golden Back, pode ser uma característica desejável ou não. Em algumas cores ganharam nomes específicos, como veremos a seguir. Eventualmente a pigmentação clara não forma uma faixa, mas sim áreas irregulares na região dorsal central, como pinceladas grosseiras numa pintura, sendo chamada de Painted






Variedades Amarelas


A variedade amarela do Neocaridina davidi foi a primeira a ser selecionada, por volta de 2006 por aquaristas japoneses, e foi batizada de Yellow Shrimp. Acredita-se que foi selecionada diretamente da forma selvagem, e não a partir de  Cherry . Um Yellow de alto grau é chamado de Yellow Sakura ou Fire Yellow.








Yellow Shrimp, fotos de Mil Marques / Kaio Marques.






Yellow Shrimp, macho na primeira foto, fêmea na segunda. Imagens de PlanetInverts.







Yellow Shrimp, detalhes da sela e ovos. Na segunda foto podem ser vistos ambos. Na terceira imagem, note os olhinhos nos ovos, mais desenvolvidos e próximos da eclosão. Fotos de PlanetInverts.





Detalhes das quelas do Yellow Shrimp, foto de PlanetInverts.






Yellow Sakura Extreme, foto de Chris Lukhaup.







Quando apresenta o Gold Back, adquire um aspecto muito bonito, pelo fato da faixa dorsal também ser amarela. Esta variedade foi selecionada, e batizada de Yellow Neon. Um alto grau desta variedade é chamado por alguns de 24K Yellow Goldenback Shrimp (24K refere-se a "Ouro 24 quilates"), com uma cor mais brilhante e dourada.







Neon Fire Yellow Shrimp, foto de Chris Lukhaup.






24K Goldenback Yellow Shrimp, fotos de Mil Marques / Kaio Marques.







Variedades Laranjas




Orange Shrimp, a variedade laranja também é antiga, mas há alguma controvérsia em relação à sua origem. Muitas fontes mencionam que foi selecionada a partir da variedade vermelha ( Cherry ) do N. davidi, o que poderia explicar a grande variabilidade no tom de laranja, com camarões tendendo a uma cor mais amarela, e outros tendendo ao vermelho. Porém, cruzamentos com variedades vermelhas costumam produzir camarões pálidos ou marrons, sugerindo outra origem, talvez uma seleção a partir de variedades selvagens. Se estes filhotes pouco coloridos são cruzados, a tendência é surgirem cerca de 25% de camarões alaranjados, sugerindo uma herança mendeliana recessiva. 

A depender do tom, pode ter nomes comerciais como Pumpkin Orange Shrimp (abóbora) e Sunkist Orange Shrimp (Sukita). De forma idêntica aos amarelos, um grau alto pode ser chamado de Orange Sakura.









Orange Shrimp, note as variações nos tons de laranja. Fotos de Mil Marques / Kaio Marques.





Orange Red Sakura, foto de Chris Lukhaup.





Laranjas com Gold Back são chamados de Orange Neon. Algumas variedades novas têm surgido no mercado (desde 2000), com a faixa dorsal mais larga e irregular, se estendendo lateralmente com um padrão granulado, lembrando areia. São chamadas de Golden Sands, (alaranjado forte) e Gold Dust (amarelo limão). Outra variedade é a Jinsha (riquixá, ou o sítio arqueológico Chinês), da linhagem de Taiwan.  





Orange Sakura Painted, foto de Chris Lukhaup.




"Jinsha", foto de Chris Lukhaup.



"Golden Armour", foto de Chris Lukhaup.





Para a segunda parte do artigo, clique  aqui .
 
« Voltar  
 

Planeta Invertebrados Brasil - © 2024 Todos os direitos reservados

Desenvolvimento de sites: GV8 SITES & SISTEMAS