INÍCIO ARTIGOS ESPÉCIES GALERIA SOBRE EQUIPE PARCEIROS CONTATO
 
 
    Espécies
 
Camarão Bambu  
"Atyopsis moluccensis"  

Nome comum: Camarão Bambu
Nome científico: Atyopsis moluccensis
Origem: Ásia
Tamanho macho/fêmea: 9,9 / 6.8 cm
Temperatura da água: 23 - 28 °C
Parâmetros de água: pH 6.5 - 7.5
Taxa de reprodução: Necessita de água salobra para as larvas
Comportamento: Pacífico
Dificuldade: Fácil *leia as necessidades de alimentação*

Apresentação

O camarão bambu é um dos mais interessantes no aquarismo. Possui vários nomes diferentes como Lagosta Filtradora Asiática, Camarão de Leques, Camarão Pau, entre outros. Camarão Bambu é o que prefiro. Eu mantive vários desta espécie em diferentes períodos de minha criação.

Reprodução

Há uma desvantagem no Camarão Bambu: ele não reproduz em água doce. Como o Camarão Amano,esta espécie necessita de água salobra na fase larval para se desenvolver com sucesso após a incubação. Outra desvantagem é que, virtualmente, todos animais vendidos online ou em lojas de aquarismo são capturados em ambiente selvagem e não reproduzidos em cativeiro. Removendo este camarão do ambiente selvagem e colocando em aquário de água doce fará com que a reprodução e a população em geral decline. Isto não quer dizer que manter o Camarão Bambu seja ruim, é só um ponto que quero tocar por muitos aquaristas inexperientes adquirirem esta espécie sem saber sobre suas exigências de ambiente e reprodução. Definitivamente é um camarão legal de se criar.

Parâmetros da água

É altamente recomendado que você coloque um tronco, pedra ou plataforma para que o Camarão Bambu fique em frente a corrente. Se houver dificuldade de acesso à corrente esta espécie poderá subir na tubulação do filtro ou até mesmo sair do aquário. Ele procurará a corrente se não conseguir se alimentar. Por favor, tenha certeza que você está dando as condições ideais para esse animal se alimentar pois partindo do ponto que ele não se alimenta de ração você precisa suprir as necessidades desta espécie. Se você o vê procurando comida no fundo do aquário é um indicativo de que ele não está se alimentando corretamente e sua intervenção é necessária.

Alimentação

Os "ventiladores" do Camarão Bambu são na realidade apêndices que filtram organismos e/ou micropartículas de comida da corrente da saída do filtro. Partindo do ponto que ele filtra a corrente é comum vê-lo parado pacificamente em frente a corrente com seus ventiladores bem abertos. Se você observar de perto o seu hábito alimentar verá que ele fecha o ventilador, o coloca próximo da boca e o passa em sua boca como se estivesse lambendo o ventilador. Tentarei tirar uma foto em close de sua boca quando ocorrer.

Coloração

O Camarão Bambu pode assumir diversas colorações, incluindo vermelho, bronze, marrone e diferentes misturas destas. Alguns dizem que sua coloração simboliza sua saúde, mas eu discordo. Acredito que o Camarão Bambu muda sua coloração para se fundir com o ambiente. Desde que esta espécie precisa se expor para se alimentar em córregos e riachos faz sentido que a camuflagem é necessária para evitar predadores enquanto se alimentam. Mas, talvez a fêmea mude suas cores para indicar que está pronta para reproduzir. Vou tentar chegar a uma conclusão sobre estas teorias.

Visualização

O Camarão Bambu é uma espécie agradável e ficará a maior parte do tempo exposta provalmente na corrente, a filtrando por comida. Partindo do ponto que esta espécia gasta a maior parte do tempo filtrando a corrente é uma ótima "espécie principal" para um aquário que você queira que seus visitantes olhem. Seus ventiladores e aparência interessante sempre deixará seus convidados intrigados iniciando assim uma conversa animada. Ele é extremamente pacífico e pode ficar tímido se desconfortável ou doente.

Tradução e adaptação: Cleidson Silva

 
« Voltar  
 

Planeta Invertebrados Brasil - © 2024 Todos os direitos reservados

Desenvolvimento de sites: GV8 SITES & SISTEMAS