INÍCIO ARTIGOS ESPÉCIES GALERIA SOBRE EQUIPE PARCEIROS CONTATO
 
 
    Espécies
 
Camarão Blue Pearl  
Artigo publicado em 10/01/2012, última edição em 28/04/2016  

Nome Comum em Inglês: Blue Pearl Shrimp
Nome Comum em Português: Camarão Blue Pearl (Pérola Azul)
Nome Científico: Neocaridina palmata var. blue
Origem: Ulf Gottschalk, um criador de camarões na Alemanha
Tamanho macho/fêmea: 2,5 cm / 3 cm
Temperatura da Água: 20 – 30º C
Parâmetros da Água: pH 6.5 - 7.5
Taxa de reprodução: alta
Comportamento: pacífico
Dificuldade: Fácil

Introdução

Esta é uma espécie maravilhosa de se manter e sem dúvida possui uma bela coloração. Este não é um camarão de cor azul escura, é de um azul muito mais claro. Algumas pessoas sugeriram que o Camarão Blue Pearl (Pérola Azul) deveria ser chamado de “Camarão Ice Blue” (Azul Gelo) devido a coloração atraente desta espécie.

Até há muito pouco tempo atrás, acreditava-se que o Camarão Blue Pearl fosse da espécie Neocaridina zhangjiajiensis. Mas um trabalho realizado em 2012 pelo Dr. Werner Klotz usando a análise de DNA mitocondrial (mDNA) mostrou que se trata na realidade de Neocaridina palmata.

Origem

O Camarão Blue Pearl é diretamente ligado ao Camarão Snowball (Camarão Bola de Neve). Tanto o Camarão Blue Pearl quanto o Camarão Snowball foram selecionados geneticamente pelo Ulf Gottschalk na Alemanha e derivados do Neocaridina palmata selvagem até atingirem suas respectivas cores. O Camarão Blue Pearl foi reproduzido por um longo período de tempo para vagarosamente expor a coloração azul. Este processo é bem tedioso além de consumir bastante tempo então devemos apreciar bastante esta espécie assim como o trabalho de seu criador.

Reprodução

A reprodução acontece a cada 2 meses, eles carregam os ovos por aproximadamente 3 semanas o tempo de formação de cada geração é de aproximadamente 3-5 meses, dependendo da temperatura pois não haverá reprodução se a temperatura for muito baixa. Reproduzir o Camarões Blue Pearl é muito fácil desde que a água do aquário esteja limpa e não condições inadequadas, se esta espécie estiver feliz e saudável se reproduzirá rapidamente, quase tão rápido quanto o Camarão Red Cherry. O Camarão Blue Pearl requer, virtualmente, exatamente as mesmas condições que o Camarão Red Cherry , Camarão Amarelo, e do Camarão Snowball. Por favor lembre-se que o Camarão Blue Pearl não pode ser mantido com nenhum camarão Neocaridina senão eles vão cruzar e criar um híbrido feio.

Lembre-se que todas mutações de cor (resultantes de cruzamento seletivo). São reproduzidos para manter suas respectivas cores, então se fizer a reprodução entre as variações com os mesmos genes vai de encontro ao propósito até de criar os que já foram selecionados. Por favor leia o artigo "Estes Camarões Irão Cruzar Entre Si?" para maiores detalhes sobre reprodução cruzada e híbridos. Para mais informações sobre o ciclo de reprodução dos camarões de água doce, por favor leia o artigo Reprodução de Camarões.

Aparência

Alguns dos Camarões Blue Pearl apresentarão pontos vermelhos ao longo do corpo, isto acontece por conta de a coloração azul não ter se fixado completamente na nova geração e alguma coloração vermelha oriunda da espécie selvagem ainda existir mas pontos vermelhos não significam que é um híbrido, por favor, dê uma olhada na foto abaixo para ver um exemplo dos pontos vermelhos. Entretanto não se surpreenda sobre como sua coloração é maravilhosa vista pessoalmente, independente de pontos vermelhos. Como a maioria dos camarões, você tem que ver o Camarão Blue Pearl pessoalmente para verdadeiramente apreciá-lo.


Pontos vermelhos no Camarão Blue Pearl


Foto em close


Outra foto em close


Alimentação

É melhor alimentar uma vez ao dia. Apenas sirva uma quantidade de comida que possa ser consumida pelos camarões em 2-3 horas no máximo não é bom alimentar em excesso e deixar comida por muito tempo no aquário pois a sobrealimentação é uma conhecida causa de morte e pode causar variação na qualidade da água. Lembre-se que na natureza camarões são catadores, eles irão comer tudo o que encontrarem e não são acostumados a ter comida disponível o tempo todo. Deixar de alimentá-los por um ou dois dias é bom e não prejudicará esta espécie. Algumas vezes eu deixo de alimentá-los por alguns dias para que eles limpem o aquário, ajudando assim na qualidade da água.

Sexagem

Sexar o Camarão Blue Pearl é muito fácil, exatamente como outras espécies Neocaridina como o Camarão Red Cherry, Camarão Snowball, etc. Os ovos do Camarão Blue Pearl são quase sempre acastanhados/verdes e a sela da mesma cor, típico das espécies Neocaridina. Nas fotos abaixo você pode ver como o macho é menor, possui cor azul menos intensa, e o ventre e uma linha reta sem a forma curva. Fêmeas são muitos mais fáceis de identificar pois são maiores que os machos, tem uma cor azul mais escura, além de ter o ventre curvo.


Camarão Blue Pearl Macho


Camarão Blue Pearl Fêmea


Parâmetros da água

O Camarão Blue Pearl prefere água levemente alcalina com dureza média-alta mas são como outros da espécie Neocaridina que são facilmente adaptáveis a várias condições. A temperatura pode variar entre 20°C e 30°C. Tenha certeza que tem oxigênio suficiente dissolvido na água caso a temperatura esteja alta.


Tradução e adaptação: Cleidson Silva, Walther Ishikawa

 
« Voltar  
 

Planeta Invertebrados Brasil - © 2018 Todos os direitos reservados

Desenvolvimento de sites: GV8 SITES & SISTEMAS