INÍCIO ARTIGOS ESPÉCIES GALERIA SOBRE EQUIPE PARCEIROS CONTATO
 
 
    Espécies
 
Camarão Black Tiger  
Artigo publicado em 10/01/2012, última edição em 03/01/2020  

Nome: Camarão Black Tiger / Black Tiger Shrimp 
Nome científico: Caridina mariae var. "Black Tiger"
Origem: Cruzamentos seletivos.
Tamanho macho/fêmea: 2,5 - 3,5 cm
Temperatura: 21 - 23 °C
Parâmetros da água: pH 7.2 - 7.4
Taxa reprodutiva: Média
Sociabilidade: Pacífico
Dificuldade: Difícil


Apresentação

Um dos mais novos camarões a atingir o hobby dos criadores de camarões é o Camarão Black Tiger. Essa variedade surgiu através de cruzamentos seletivos da variação comum do Camarão Tiger com alguns espécimes que possuíam listras negras mais largas em sua formação, eventualmente se tornando um camarão totalmente preto. A variedade vem se tornando bastante popular entre os criadores. O Black Tiger de alto grau é conhecido por Camarão Black Diamond, principalmente no Japão.


Origem

O Camarão Tiger vem sendo criado por muito tempo por aquaristas asiáticos, com a seleção de inúmeras belas variedades de cor. Porém, somente muito recentemente foi identificada sua espécie exata. Era mencionado em sites e livros de aquarismo como Caridina cf. cantonensis Yü, 1938. Hoje se sabe que se trata da espécie Caridina mariae Klotz & Rintelen, 2014. Como curiosidade, o nome específico vem do nome da esposa do Dr. Klotz, Maria.

O Camarão Black Tiger é, como foi denotado, um resultado de cruzamentos seletivos do Camarão Tiger. O Camarão Tiger original foi reproduzido para ter listras pretas mais largas e depois de muitos anos as listras tomaram todo o corpo. Quem primeiro teve êxito nesta seleção foi o aquarista alemão Kai Alexander Quante, em 2002, após quatro anos de cruzamentos seletivos. Esse método entretanto tem consequências como uma genética mais pobre e vulnerabilidades a doenças e baixa tolerância a água mal condicionada. 

Além do tipo mais comum de Camarão Black Tiger, com olhos pretos, também existem as variedades de olhos laranjas (BTOE, Black Tiger Orange Eyes), e recentemente, a de olhos azuis (BTBE, Black Tiger Blue Eyes). Os olhos laranja são fruto de cruzamentos entre Black Tiger e Blue Tiger (que tem olhos laranja), feito pela primeira vez pelo aquarista alemão Uwe Neumann em 2007, a cor azul é mascarada pelo intenso negro da carapaça. Não há consenso sobre o valor destes camarões de olhos coloridos, embora ocupem uma faixa mais elevada em termos de preço, alguns questionam a pureza das características da variedade negra, por ser uma mistura com a azul. Na prática, atualmente é bem mais difícil encontrar uma variedade BT-1 de olhos negros do que de olhos laranja (BT-0). 




Parâmetros da água

Os Camarões Black Tiger preferem águas mais frias e alcalinas. Os criadores geralmente mantém a espécie em águas com o pH acima de 7.2 e a temperatura entre 21ºC e 23ºC. É documentado que a espécie não se desenvolve bem se mantida em águas de parâmetros iguais ao do Camarão Red Crystal. A água em boas condições obviamente é uma necessidade primordial como para todo camarão no hobby.


Reprodução

O Camarão Black Tiger é de difícil manutenção e reprodução. Criadores mais experientes conseguiram com sucesso manter a espécie ao ponto de reproduzir exemplares para venda. A raridade dos mesmos levou a uma faixa alta de preços que carregam um valor diretamente proporcional a sua graduação e coloração dos olhos. Por causa de cruzamentos endogâmicos, é muito importante respeitar os parâmetros ideais de água para a espécie. Uma genética pobre transformou essa espécie em uma espécie bastante frágil. Esse camarão deve ser mantido por hobistas experientes.



Camarão Black Tiger Juvenil


Sexagem

Sexar os Camarões Black Tiger pode ser bem difícil no estado juvenil dos mesmos. Assim que as fêmeas atingem a maturidade você poderá facilmente apontar as diferenças entres os sexos, ou pelo menos identificar as fêmeas. Fêmeas são fáceis de identificar por serem maiores e ter uma curvatura maior na parte inferior da barriga. E praticamente impossível ver a sela das fêmeas da espécie Black Tiger devido a coloração preta da espécie. 



Fêmea prenha de Camarão Black Tiger (BT-4)


Graduação

Há várias graduações do Camarão Black Tiger. Graduações são diferenciadas baseadas na solidez da coloração preta e através da cor dos olhos. Quão menos sólido for o preto do camarão, menor a graduação, quanto mais sólido o preto do camarão, maior a graduação. Olhos laranjas são mais apreciados e garantem um preço mais alto na venda.

A graduação mais usada nasceu entre comerciantes alemães, desenvolvida por George Morzinek e René Weinelt, e foi rapidamente incorporada por criadores. Embora não exista uma classificação oficial, esta é a mais usada, mesmo hoje. Usa a sigla BT (Black Tiger) e um número, as numerações menores correspondem aos graus mais elevados:
   BT-1 (Black Diamond): 95-100% de áreas pretas. 
   BT-2 (White Venter Black Diamond): pequenas áreas transparentes na região ventral do corpo.
   BT-3 (Naked Tail BT): pequenas áreas transparentes também no rostro, pernas e cauda. 
   BT-4 (Swiss Cheese BT): cobertura de áreas pretas de cerca de 75%. Rostro, pernas e cauda quase todo transparente.
   BT-5 (Black Line BT): cerca de 45% de cobertura. Um padrão tigrado ainda é claramente visível, mas com faixas largas.

Alguns incluem também um BT-0, com alguma característica adicional que aumenta seu valor, geralmente os olhos laranja. E também BT-6, um Tiger comum.




Camarão Black Tiger de alta graduação com olhos laranjas (BT-0)

Alimentação


A alimentação do Camarão Black Tiger não é nada diferente dos outros camarões algueiros. Ele é um comedor de algas e revirador de substrato. A alimentação deve ser feita uma vez por dia. Alimente em quantidades que possam ser consumidas em no máximo 2-3 horas. Não é recomendável ter comida em excesso deixada no aquário por muito tempo. A super-alimentação é uma causa conhecida de mortes e também pode comprometer a qualidade da água do aquário. Lembre-se que o camarão é um revirador na natureza. Eles irão comer tudo que encontrar disponível e não são habituados a ter uma fonte de comida disponível por 24 horas nos 7 dias da semana. Não alimentar os camarões por um ou dois dias é normal e não causará nenhum dano a espécie. Algumas vezes eu não alimento os camarões por dois dias para permitir que os mesmos limpem seus sistemas, ajudando também a manter a água limpa.




Camarões Black Tiger OE se alimentando



Bibliografia:

  • Klotz W, von Rintelen T. 2014. To “bee” or not to be—on some Ornamental Shrimp from Guangdong Province, Southern China and Hong Kong SAR, with Descriptions of Three New Species. Zootaxa. 3889(2): 151–184.




Artigo original adaptado por Fábio Correia e Mello. Atualização de Walther Ishikawa.

Muitas informações deste artigo foram baseadas num texto de revisão do aquarista espanhol José María Requena, que nos permitiu publicar na íntegra, e pode ser visto aqui:  Revisão da História da "Caridina cantonensis" . Agradecemos também aos nossos parceiros Chris Lukhaup e Mil Marques pelo uso das suas fotos.
 
« Voltar  
 

Planeta Invertebrados Brasil - © 2024 Todos os direitos reservados

Desenvolvimento de sites: GV8 SITES & SISTEMAS