INÍCIO ARTIGOS ESPÉCIES GALERIA SOBRE EQUIPE PARCEIROS CONTATO
 
 
    Espécies
 
Neritina rubi  
Vittina waigiensis  
Neritina Rubi - Vittina waigiensis sp. "Rubi"



Apresentação

A Neritina Rubi, também conhecida como Neritina Vermelha de Pintas não é tão conhecida quanto outras neritinas como a Neritina Zebra ou a Neritina Verde. (*) Sua coloração é de um vermelho alaranjado e uma das maiores neritinas com tamanhos de 1 a 2,5cm. Constumo comparar este caramujos com a Neritina Rubi em relação ao tamanho e forma.

Reprodução

Uma das desvantagens da Neritina Rubi, e isto se aplica à maioria das outras espécies de neritinas, é sua inabilidade em se reproduzir em água doce. A Neritina Rubi necessita água salobra para poder se reproduzir com sucesso. Alguns aquaristas têm conseguido sua reprodução com um certo sucesso, mas parece que os pequenos caramujos sobrevivem por muito tempo. Alguns podem enxergar isso como uma vantagem, pois a Neritina Rubi não lotará o aquário, tornando-se uma praga.

Aparência

A Neritina Rubi é vermelho alaranjada, levemente mais para o laranja. Ela tem pequenas listras pretas ou traços que formam um padrão reticulado junto com crescimento da concha. Os pequenos traços são similares a rastros de pneus, daí o seu nome em inglês Neritina “Tracked” (Rastreada). À medida que o caramujo vai crescendo e a concha se torna mais larga, os traços também ficam mais largos. Os traços pretos decoram a coloração vermelho alaranjada de uma forma muito bonita.

Alimentação

Outra vantagem da Neritina Rubi é ser uma comedora de algas. Este caramujo pode limpar o seu vidro sem nenhuma mancha e ainda limpar as algas de pedras e até mesmo folhas. Muitos aquaristas compram a Neritina Rubi mais por ser uma comedora de algas do que seu visual. É também recomendável a alimentação da Neritina Rubi com pastilhas de algas (**) ou alimento similar para suplementar sua dieta de cativeiro já que ela pode não conseguir se sustentar somente das algas do tanque. Essa espécie é também maior do que as Neritinas e pode não comer tão bem as algas das folhas devido ao seu peso.

Comportamento

A Neritina Rubi pode tender a fugir do aquário. É considerado um caramujo de maré e pode viver fora da água. Simplesmente recolha-os e coloque-os dentro do aquário. A Neritina Rubi sobreviverá contanto que não tenha estado muito tempo fora do aquário. É recomendável ficar de olho neles e procurar em volta do aquário ocasionalmente por eventuais escapadas. Acredita-se que o caramujo tentará fugir quando estiver desconfortável, mas não quando estiver satisfeito. Ela é também uma criatura extremamente dócil e não incomodará quaisquer outros habitantes do aquário.


* N.doT.: Olive Nerite Snail, traduzida como Neritina Verde

**N.do T.2: Wafer, traduzido como pastilha


Tradução e adaptação: Fernando Tsukumo
 
« Voltar  
 

Planeta Invertebrados Brasil - © 2024 Todos os direitos reservados

Desenvolvimento de sites: GV8 SITES & SISTEMAS