INÍCIO ARTIGOS ESPÉCIES GALERIA SOBRE EQUIPE PARCEIROS CONTATO
 
 
    Espécies
 
Neritina de chifres  
Clithon corona  
Neritina de Chifres - Clithon corona




Introdução


A Neritina-de-chifres é assim chamada devido aos seus apêndices semelhantes a chifres que se projetam para fora da concha. É de uma coloração preta e amarela em forma de listras, se combinando num padrão espiralado. A concha da Neritina-de-chifres é bem resistente e os “chifres” são definitivamente um mecanismo de defesa já que podem até mesmo espetar ou perfurar um humano durante o manuseio. É uma criatura extremamente dócil e não incomoda nenhum outro habitante.

Reprodução

Uma desvantagem da Neritina-de-chifres, e isso se aplica à maioria das outras espécies de neritina, é sua inabilidade de reproduzir em água doce. A Neritina-de-chifres requer água salobra para se reproduzir com sucesso. Alguns hobbystas tem sido mais ou menos bem-sucedidos em reproduzir caramujos neritinas mas não parece que os jovens sobrevivem por muito tempo. Alguns vêm isso como um diferencial, significando que a neritina de chifres não vai superpopular um aquário e se tornar uma praga.

Aparências

A Neritina-de-chifres é a menor variante de Neritinas que eu mantive. Seu tamanho médio é de aproximadamente ¼” de diâmetro mas alguns espécimens mais velhos podem chegar até ½” de diâmetro*. Entretanto, seu pequeno tamanho não tira a beleza desse caramujo . A Neritina-de-chifres tem uma bela coloração espiralada preta e amarela. Conforme o caramujo cresce o padrão de cores continua com as listras pretas e amarelas se tornando mais grossas. A coloração e a espiral aparecem mesmo nos menores espécimens. Há outras variantes de cores da Neritina-de-chifres, algumas com padrões interessantes e diferentes colorações espiraladas. 

Chifres

Os chifres, ou espinhos, da Neritina-de-chifres aparecem aleatoriamente e não seguem um padrão de posicionamento quando comparados com outros indivíduos de Neritina-de-chifres. O que determina o tamanho e posicionamento dos chifres é desconhecido. Também é desconhecido se os chifres continuam ou não a crescer conforme o caramujo envelhece. Os chifres tipicamente aparecem no início ou na parte de trás da concha. Mesmo que a área onde os chifres aparecem ser de crescimento antigo, eles ainda podem se extender. Deve se tomar cuidado para não pegar a Neritina-de-chifres muito fortemente senão os espinhos têm o potencial de perfurar a pele.

Alimentação

Mesmo que a Neritina-de-chifres seja pequena, suas habilidades como comedora de algas são excepcionais. Este caramujo limpará o vidro do seu aquário impecavelmente e também limpará as algas das rochas e até mesmo folhas. Seu pequeno tamanho é um grande benefício para aqueles que desejam remover algas de folhas. A Neritina-de-chifres é muito leve e não cairá de folhas como outros caramujos comedores de algas. Ttambém é recomendado alimentar as Neritinas-de-chifres com waffers de alga ou tipos similares de alimento para suplementar sua dieta em cativeiro já que ela pode rapidamente livrar um aquário de todas as suas algas.

Comportamento

A Neritina-de-chifres tem tendência a escapar do aquário e passear fora dele. É considerada um caramujo de marés estuarinas e pode viver fora da água. Simplesmente as pegue e devolva-as ao aquário. A Neritina-de-chifres sobreviverá se não estiverem fora do aquário por muito tempo. É recomendado manter um olho nelas e em volta do aquário ocasionalmente, devido a possíveis escapadas. Acredita-se que quando o caramujo está descontente irá escapar, mas não quando estiver feliz.



* ¼ de polegada equivale a cerca de 6 milímetros, ½ polegada equivale a 1,2 centímetros (N. do T.)

Tradução e adaptação: Leonardo Denardi 
« Voltar  
 

Planeta Invertebrados Brasil - © 2024 Todos os direitos reservados

Desenvolvimento de sites: GV8 SITES & SISTEMAS