INÍCIO ARTIGOS ESPÉCIES GALERIA SOBRE EQUIPE PARCEIROS CONTATO
 
 
    Espécies
 
Sulawesi Deleite Laranja  
Artigo publicado em 10/01/2012, última edição em 03/01/2020  



Nome comum: Camarão Deleite Laranja / Orange Delight Shrimp
Nome Científico: Caridina loehae Woltereck, 1937
Origem: Lagos do complexo Malili, Sulawesi, Indonésia
Tamanho macho/fêmea: 2.5 cm
Têmperatura da água: 25º - 30°C
Parâmetros da água: pH 7.0 - 8.5
Taxa de reprodução: Baixo
Comportamento: Pacífico
Dificuldade: Difícil 



Apresentação

O camarão Orange Delight é mais uma das espécies de Sulawesi, na Indonésia. Seu tamanho e comportamento são comparáveis com o do Camarão Brown Camo. Ele não é o mais popular das espécies de Sulawesi, mas ele possui seu estilo próprio. Seu padrão de cores é similar a de algumas outras espécies de camarões de Sulawesi, mas sua coloração é única. O camarão Orange Delight não é uma espécie para principiantes, e apenas aquaristas experientes deveriam tentar criá-los. Também é conhecido como Mini Blue Bee.

Seu nome científico significa "azul" em Indonésio, e vem da Ilha Loeha, que fica na porção central do lago Matano. Os primeiros exemplares foram coletados perto da ilha. 


Origem

O camarão Orange Delight é originário de Sulawesi, uma das ilhas que abrangem o país da Indonésia. O camarão Orange Delight é capturado no lago Matano, e também no rio Petea junto ao lago Towuti, embora a presença neste segundo lago não seja confirmada. Eu indico como leitura este artigo   Expedição ao Sulawesi , para informações mais detalhadas de Sulawesi, assim como mais informações sobre este habitat. Há também fotos subaquáticas do ecossistema do lago e fotos da paisagem. 


Parâmetros de Água

Como para todos os camarões de Sulawesi, é extremamente recomendado que o camarão Orange Delight seja mantido numa temperatura de pelo menos 25ºC. Qualquer valor abaixo pode matar indivíduos dessa espécie. Também é recomendado que esta espécie seja mantida em aquários com água dura e pH acima de 7,0. Eu mantenho camarões Orange Delight em um aquário com pH 7,0 e temperatura de 28ºC. O parâmetro do meu aquário são os mesmos para todos os camarões de Sulawesi.

Devido ao seu tamanho limitado, você pode manter camarões Orange Delight em aquários menores. É recomendado um aquário de no mínimo 10 litros, mantendo não mais do que 25 indivíduos para cada 10 litros de água. Mesmo sendo um camarão pequeno, uma superlotação pode acabar por estressá-los.


Reprodução

A reprodução é conseguida em água 100% doce, sem necessidade de adição de sal ou água salobra. As fêmeas adultas carregam os ovos até que eles eclodam, produzindo camarões em miniatura. A fêmea carrega cerca de 10-15 ovos. Leva-se de 20 a 30 dias para a eclosão. Após a eclosão, você poderá não conseguir encontrar os filhotes durante alguns dias, pois estes permanecem escondidos. Eventualmente eles aparecerão.

Os filhotes de camarão Orange Delight não terão muita semelhança na coloração com relação aos pais. Esta semelhança somente será notada após, no mínimo, uma semana de vida, e assim os filhotes poderão ser identificados quanto à espécie. Devido ao pequeno tamanho dos filhotes, estes não irão demonstrar o mesmo padrão de coloração dos adultos. Para maiores informações sobre o ciclo de reprodução de camarões de aquário de água doce, leia o artigo  A reprodução do camarão de água doce no aquário . Abaixo está uma foto de ovos de camarão Orange Delight. Note os pequenos olhos negros dos filhotes em desenvolvimento dentro dos ovos.





Dimorfismo Sexual

Descobrir o sexo do camarão Orange Delight é difícil, e até agora ninguém descobriu de fato como identificá-lo a olho nu. Utilizar o princípio usado em outras espécies de camarões, ou seja, as fêmeas serem maiores e possuírem uma barriga mais curvada, não se aplica aos camarões Orange Delight, infelizmente. Machos e fêmeas parecem ser exatamente iguais. Assim que mais informações sobre o dimorfismo dessa espécie estiverem disponíveis, essa página será atualizada. 


Aparência

O camarão Orange Delight recebeu este nome por causa de sua coloração laranja brilhante ou laranja claro. A coloração laranja realmente se destaca como na foto no topo desta página. Este camarão também é coberto por pontos brancos, assim como 2 ou 3 traços brancos na parte superior do seu corpo. As faixas brancas são a melhor maneira de se identificar este camarão de outras espécies de camarão de Sulawesi.

As vezes a espécie não vai mostrar sua verdadeira coloração laranja, mas sim uma coloração marrom ou azulada. Eu acredito que quando esta espécie esta estressada ou doente ela aparentará esta coloração. Abaixo está uma foto da coloração marrom de um camarão Orange Delight quando este está estressado.





Comportamento

O camarão Orange Delight não é uma espécie tímida, a não ser quando está estressada ou doente. Se esta espécie fica estressada logo mostra sua coloração marrom e frequentemente se esconderá da vista, em lugares mais escuros. Eles também não irão sair nos momentos de alimentação (se as luzes estiverem ligadas) quando estiverem estressados ou doentes. Este é um camarão complicado, mas quando está feliz demonstra uma excelente coloração.


Alimentação

A alimentação deve ser feita apenas uma vez por dia. Apenas alimente os camarões com o suficiente para ser consumido no máximo em 2 ou 3 horas. Não é adequado alimentar em excesso, e ter comida sobrando por muito tempo. Superalimentação é um caso conhecido de mortes e pode causar queda na qualidade da água. Lembre-se que camarões são detritívoros na natureza. Eles irão comer o que eles encontrarem e não é normal existir uma fonte constante de alimento, 24 horas por dia. Deixar de alimentá-los por um ou dois dias não tem problema, e não irá afetar indivíduos dessa espécie de forma alguma. As vezes eu deixo de alimentá-los por um ou dois dias a fim de permitir que os camarões limpem seu sistema digestivo, e isso ajuda a manter a água limpa ao mesmo tempo.

Eu alimento todos os camarões de Sulawesi, incluindo o camarão Orange Delight, da mesma forma que alimento outras espécies de camarão que crio. Eu os alimento basicamente com ração Shirakura e ocasionalmente com algas e outros alimentos para invertebrados. Essa espécie irá se alimentar a qualquer hora do dia e não irá se intimidar para sair a locais mais abertos em busca de alimento enquanto estiver feliz e saudável. Abaixo está uma foto em close da face e da boca de um camarão Orange Delight.





Tradução e adaptação: Rafael Senfft, atualização de Walther Ishikawa


Bibliografia:

  • von Rintelen K, Cai Y. (2009). Radiation of endemic species flocks in ancient lakes: Systematic revision of the freshwater shrimp Caridina H. Milne Edwards, 1837 (Crustacea: Decapoda: Atyidae) from the ancient lakes of Sulawesi, Indonesia, with the description of eight new species. The Raffles Bulletin of Zoology 57: 343-452.
 
« Voltar  
 

Planeta Invertebrados Brasil - © 2024 Todos os direitos reservados

Desenvolvimento de sites: GV8 SITES & SISTEMAS