INÍCIO ARTIGOS ESPÉCIES GALERIA SOBRE EQUIPE PARCEIROS CONTATO
 
 
    Espécies
 
Camarão Red Tiger  
Artigo publicado em 10/01/2012, última edição em 01/01/2015  


Nome comum
: Camarão Tigre Vermelho / Red Tiger Shrimp
Nome Científico: Caridina mariae var. "Red Tiger"
Origem: China
Tamanho macho/fêmea: 2.0 / 2.5 cm
Têmperatura da água: 15º - 29 °C
Parâmetros da água: pH 6.5 - 7.5
Taxa de reprodução: Alta
Comportamento: Pacífico
Dificuldade: Fácil


Apresentação

O Red Tiger é o irmão com listras vermelhas do conhecido Tiger. Em vez de listras pretas, tem listras vermelhas que tornam o camarão com aparência muito legal. Sua coloração não foi selecionada pelo cruzamento, e nem é uma mutação do comum Tiger. Ele tem listras vermelhas em estado selvagem.

Origem

O Camarão Tiger vem sendo criado por muito tempo por aquaristas asiáticos, com a seleção de inúmeras belas variedades de cor. Porém, somente muito recentemente foi identificada sua espécie exata. Era mencionado em sites e livros de aquarismo como Caridina cf. cantonensis. Hoje se sabe que se trata da espécie Caridina mariae Klotz & Rintelen 2014. Como curiosidade, o nome específico vem do nome da esposa do Dr. Klotz, Maria.

O Red Tiger é encontrado em rios na China. Foi introduzido no hobby há vários anos e era difícil de encontrar até o início de 2008, quando alguns criadores foram capazes de importar as espécies. Agora não é tão incomum como era antes, mas ainda há uma grande procura pela espécie. Como não é uma mutação relativa a cor do camarão Red Tiger comum, seria interessante saber a verdadeira localização da espécie, e compará-la com a localização da sua forma selvagem. A comparação dos diferentes locais pode oferecer uma pista do porquê esta espécie tem listras vermelhas e as outras não. Talvez os riachos que o Red Tiger vive são cobertos principalmente de rochas de cor vermelha ou cascalhos que ajudam os camarões sobrevivem devido a sua camuflagem.

Parâmetros da água

Os parâmetros da água para o Red Tiger são normalmente os mesmos que outras espécies de Tiger. Um pH em torno de 6,5-7,5 é adequado e esta espécie também prefere uma água com menor dureza. A água limpa é também uma necessissária, como para os outros camarões. Temperaturas em uma faixa baixa, entre 72-78F (22-26C), pode ser o mais indicado para esta espécie. Se você já obteve sucesso mantendo outras variedades de Tiger, pode ser uma boa idéia aplicar os mesmos parâmetros nessa água. Para algumas informações úteis sobre a manutenção da Red Tiger, leia o artigo de reprodução de camarões de água com baixa dureza.

Reprodução

Como todas as outras espécies, o Red Tiger se reproduz muito bem, desde que seja saudável e feliz. Cada fêmea Red Tiger produz cerca de 20-25 filhotes e fará isso constantemente se o camarão se mantiver saudável. Depois da eclosão de uma leva de ovos, não deve demorar mais de uma semana para a mesma fêmea Red Tiger voltar a ter ovos. Esta espécie é idêntica ao Tiger, exceto para as óbvias listras vermelha, então reproduzir esta espécie é da mesma maneira.

As tentativas para cruzar o Red Tiger com o Tiger poderão produzir um camarão híbrido. O resultado irá mostrar certas características de ambas as espécies e não será muito bonito. Abaixo está uma foto de um bebê Red Tiger. Observe como não há nenhuma listra preta, e é semelhante a um camarão filhote Red Cherry.



Abaixo uma foto da descendência híbrida de um Red Tiger e um Tiger. Observe as listras pretas, bem como a coloração vermelha.



Sexagem 

Conhecer o sexo de um Red Tiger é muito fácil. As fêmeas são fáceis de identificar, pois são maiores e têm um ventre curvo. Quanto ao deferimento de intensidade da coloração vermelha, eu acredito que os machos e as fêmeas têm a mesma intensidade de cor nas listras vermelhas. Olhar para o tamanho e a proporção do corpo é a melhor maneira de distinguir o sexo desta espécie. A foto abaixo é de uma fêmea Red Tiger. Observe o ventre curvo.



Alimentação

A alimentação do Red Tiger também é fácil, já que eles aceitam qualquer tipo de comida com composição de camarão ou peixe. Comem qualquer coisa como espinafres tratados, abobrinha, ração de algas, aglomerados de camarão, flocos de peixes, minhocas, e muito mais. A alimentação uma vez por dia é mais recomendada. Apenas alimente uma quantidade de alimento que o camarão pode terminar dentro de 2-3 horas, no máximo. Não é bom alimentar em excesso e ter comida disponível por muito tempo. A superalimentação é uma conhecida causa de morte e também pode causar problemas de qualidade da água. Lembre-se que os camarões são necrófagos na natureza. Eles comem tudo o que encontrar e não são acostumados a uma fonte de alimento constante (24/7). Não alimentar por um ou dois dias não irá prejudicar esta espécie em nada. Às vezes eu não os alimento por alguns dias para deixar o camarão limpar seus sistemas e manter a água limpa, ao mesmo tempo. Abaixo está uma foto de um Red Tiger se alimentando.



Aparência

O Red Tiger é uma espécie muito colorida. Ele tem listras vermelhas com um brilho quase laranja. Os olhos são sempre preto e a cauda é geralmente amarela ou laranja. Abaixo está uma foto mostrando a maioria dos aspectos da aparência do Red Tiger.




Tradução e adaptação: Guilherme Anjos  
« Voltar  
 

Planeta Invertebrados Brasil - © 2024 Todos os direitos reservados

Desenvolvimento de sites: GV8 SITES & SISTEMAS