INÍCIO ARTIGOS ESPÉCIES GALERIA SOBRE EQUIPE PARCEIROS CONTATO
 
 
    Espécies
 
"Crystal / Bees" Brancos  
Artigo publicado em 17/09/2019, última edição em 12/01/2020  


White Bee, foto de Mil Marques / Kaio Marques.




Origem: Sul da China, mutações do Camarão Abelha e híbridos
Tamanho macho/fêmea: 2.5 cm / 3.0 cm
Temperatura: 21 - 24°C (ideal 22°C)
pH ideal: pH 6.5 - 6.7
GH ideal: 6
KH ideal: 0,5 - 1,0
TDS: 40 - 250
Taxa reprodutiva: Alta
Sociabilidade: Pacífico
Dificuldade: Média
 



Apresentação
 

Camarões brancos sempre exerceram um grande fascínio sobre os criadores. Além de uma corrida para se obter variedades de camarão cada vez mais coloridas e de cores vibrantes, sempre existiu uma corrida para se conseguir exemplares mais brancos, com uma cor cada vez mais límpida e sólida. Nos camarões Crystal / Bee, existem três formas principais de se conseguir uma cor branca. Este é o tema deste artigo.






Camarões Pure Line grau SSS - Seleção simples

 

Na seleção em cativeiro dos camarões CRS CBS, foi-se aumentando cada vez mais a quantidade de vermelho ou preto até não deixar áreas transparentes, e também conseguindo-se camarões vermelhos ou pretos com listras brancas maiores, sem áreas transparentes. Destas, se selecionaram exemplares cada vez mais brancos, onde as listras brancas ocupam uma área cada vez maior, chegando a exemplares com apenas algumas marcas vermelhas ou pretas na cabeça (Flowerhead). Os graus baseiam-se na quantidade e qualidade de cor branca, sendo de baixo para alto grau: C (K0), B (K2), A (K4), S (K6), SS (K8) e SSS (K10). Porém, mesmo após todos estes anos de seleção, ainda não existem camarões totalmente brancos obtidos desta forma.









Pure Line SSS CRS "Smiley face". Fotos de Chris Lukhaup.




Pure Line SSS CBS "Smiley face". Fotos de Chris Lukhaup.




 

Golden Bee - o gene "Golden"

 

Por volta do ano 2000, surgiu uma interessante variedade de cor, onde quase toda a pigmentação vermelha ou preta era ausente, restando somente listras ou manchas brancas (pigmentos pterina ou flavina), e tons de amarelo (luteína). Por muito tempo, a informação corrente era que esta pigmentação era decorrente de uma mutação recessiva que foi chamada de gene Golden, que inibe a expressão do gene relacionada à pigmentação vermelha / preta (epistase). Ou seja, supostamente estes indivíduos continuam possuindo o gene para as cores vermelha ou preta, podendo transmiti-los para seus descendentes. Mas a sua expressão no fenótipo estaria mascarada pela ação do gene Golden


Esta é a principal diferença da sua irmã White Bee, que será descrita adiante. Uma forma simples de diferenciá-los é pelo aspecto dos ovos: nestas variedades com o gene Golden, os ovos são marrons. Sua sela também é marrom, mas nem sempre é bem visível através da pigmentação branca.


A sua ação num camarão CRS resultaria num indivíduo sem a cor vermelha, mas com tons dourado-alaranjados no tecido do corpo, chamado de Golden Crystal ou Golden Bee. Sua ação num CBS resultaria num camarão com a cor branca pura, chamada de Snow Crystal ou Snow White. São classificados em graus baixo, médio e alto, de acordo com a quantidade e qualidade de branco. Alguns Golden Bee de grau não alto foram selecionados de acordo com a intensidade da sua carne avermelhada, sendo batizados de outros nomes como Bleeding Heart e Pink Golden.


Porém, recentemente esta hipótese do gene Golden foi colocada em cheque. Existe uma forte corrente que argumenta que estas variedades são produto de cruzamentos entre Crystals e Tigers, ou seja, um Tibee, com a contribuição da cor base dos Crystal e o branco dos Tiger. São baseados principalmente nos trabalhos de retrocruzamento de Monika Pöhler, com cruzamentos extremamente bem controlados de Crystal (C. logemanni) e Tiger (C. mariae). Ela obteve um grupo já na segunda geração (F2) de Tibee que ela chamou de "expand - basic color on / fading - pattern color off", onde haveria uma predominância somente da pigmentação branca.


Seu cruzamento com camarões que têm o gene Taiwan geram padrões interessantes de cor. Com um Black Taiwan, gera-se camarões branco-azulados (Blue Bolt Taiwan Bee). O cruzamento com o Red Taiwan gera camarões dourados (Red Bolt Taiwan Bee). Este fato explica também porque alguns Red Bolt lembram bastante Golden Bee. No fundo, são o mesmo camarão.    







Golden Bee, foto de Chris Lukhaup.




Golden Bee fêmea com ovos (acima), note a cor dos ovos, e macho (abaixo). Fotos Planet Inverts.




Adulto e filhote de Golden Bee. Note como a pigmentação branca não é tão sólida nos filhotes. Fotos Planet Inverts.



Golden Bee alimentando-se junto com CRS. Foto Planet Inverts.













Golden Bee "Bleeding Heart" / Orange Golden. Fotos de Chris Lukhaup.






White Bee - apigmentação simples


Uma variedade frequentemente confundida com o Snow White, os camarões White Bee ou White Crystal são produtos de uma mutação que leva à ausência de expressão de melanina (um tipo de albinismo). Possui uma coloração esbranquiçada, com o corpo translúcido e faixas e manchas brancas. Também é classificada em grau baixo, médio e alto, de acordo com a intensidade de branco. Porém, formas transparentes (pouco branco) também são valorizadas, sendo chamadas de Ghost Bee.


Novamente, os trabalhos de retrocruzamento de Monika Pöhler fornecem uma luz quanto à natureza destes camarões. Parecem tratar-se também de híbridos Tibee. Ela também obteve na segunda geração (F2), juntamente com fenótipos Golden, alguns camarões apigmentados, que ela chamou de "expand - color off".


Assim como os Golden, o mecanismo parece ser alguma forma de epistase, os camarões ainda possuem os genes para pigmentação, mas não os expressam por estarem encobertos por um segundo gene. Ou seja, não é um albinismo verdadeiro. Isto pode ser visto na cor dos ovos e ovários, sempre de cor esbranquiçada clara, mas alguns em tom azulado (a maioria, pelo pigmento negro), ou avermelhados (pigmento vermelho).  


Seu cruzamento com camarões que têm o gene Taiwan geram padrões interessantes de cor: com um Black Taiwan, gera-se camarões verdes (Hulk) ou azuis (Blue Jelly, não confunda com os Neocaridina com o mesmo nome). O cruzamento com o Red Taiwan gera camarões amarelos (Yellow King Kong) e laranjas (Orange King Kong).


   




White Bee fêmea, note a sela azulada. Foto Planet Inverts.



White Bee, destaque para uma fêmea com ovos, acima à esquerda. Note a coloração levemente azulada dos ovos e da sela. Foto Planet Inverts.
















White Bee, fotos de Mil Marques / Kaio Marques.




Ghost Bee, fotos de Chris Lukhaup.




Bibliografia:

  • Pöhler M. "So kommt Licht ins Dunkle". Caridina 03/2019. 16-24.





Artigo original adaptado por Gustavo Tokoro. Atualização de Walther Ishikawa.

Muitas informações deste artigo foram baseadas num texto de revisão do aquarista espanhol José María Requena, que nos permitiu publicar na íntegra, e pode ser visto aqui:  Revisão da História da "Caridina cantonensis" . Agradecemos também aos nossos parceiros Chris Lukhaup e Mil Marques pelo uso das suas fotos.
 
« Voltar  
 

Planeta Invertebrados Brasil - © 2024 Todos os direitos reservados

Desenvolvimento de sites: GV8 SITES & SISTEMAS