INÍCIO ARTIGOS ESPÉCIES GALERIA SOBRE EQUIPE PARCEIROS CONTATO
 
 
    Espécies
 
Camarão Abelha Negra  
última edição em 24/01/2022  

Nome comum: Camarão Abelha Negra / Black Bee Shrimp
Nome científico: Caridina sp. "Black Bee"
Origem: Sul da China
Tamanho macho/fêmea: 2.5cm / 3.0cm
Temperatura: 20 - 22°C (26°C limite)
pH ideal: pH 5.5 - 6.5
GH ideal: 4,0 - 6,0
KH ideal: 1,0 - 2,0
TDS: 100 - 200
Taxa reprodutiva: Alta
Sociabilidade: Pacífico
Dificuldade: Média
 


Apresentação

O camarão Bee (abelha) é também conhecido por Camarão Black Bee ou Camarão Crystal Black. Infelizmente essa espécie não ganhou tanta notoriedade como o primo avermelhado dela. Eu suspeito que por haver outros camarões com a coloração similar em preto e branco, o Camarão Bee não é considerado original. Cores mais incomuns são as que ganham mais popularidade no hobby de manutenção de camarões.



Background

O Camarão Bee é diretamente relacionado ao Camarão Crystal Red. Na verdade o Camarão Crystal Red é uma mutação vermelha do Camarão Bee e essa é a razão pela qual eles algumas vezes são chamados de Camarão Red Bee. Um criador japonês, Sr. Hisayasu Suzuki, descobriu um Camarão Bee com listras vermelhas ao invés de listras pretas. É claro que o resto da história, assim como a variação vermelha, são bastante conhecidas.



Parâmetros da Água


O Camarão Bee prefere uma água mole e ácida. Água limpa também é um fator fundamental, como para todo camarão dentro do hobby. Tal como os Camarões Crystal Red, o Camarão Bee se torna vulnerável quando criado em águas sujas. A temperatura deve estar em torno dos 21ºC e o pH entre 5.5 e 6.5, gH entre 4 e 6, kH entre 1-2. Extremos em todos os parâmetros citados devem ser evitados. Os Camarões Bee são extremamente delicados. Quando as graduações mais altas da espécie são atingidas, a estabilidade dos parâmetros da água são ainda mais importantes.



Reprodução

A reprodução do Camarão Bee é virtualmente idêntica a reprodução do Camarão Crystal Red. Se você está interessado em reproduzir o camarão buscando status nas graduações, então é altamente recomendado que você leia o artigo do Camarão Crystal Red e também o Crystal Red Shrimp Grading Guide*. Reproduzir esses camarões não é tão difícil quantos muitos pensam. Entretanto, esse não é um camarão para principiantes. Você deve ter alguma experiência na manutenção de camarões antes de tentar manter e reproduzir o Camarão Bee. Os parâmetros da água e a alimentação são extremamente importantes quando estamos trabalhando com essa classe de camarões. Cruzamentos sucessivos para atingir escalas mais altas na graduação tornam os camarões mais suscetíveis a doenças, também fazendo que o camarão seja de uma natureza mais frágil. Para mais informações sobre a reprodução de camarões em aquários de água doce, leia o artigo Shrimp Reproduction*.


Diversidade Genética

Pelos sucessivos cruzamentos do Camarão Crystal Red terem causado uma perda genética e tornado o camarão ainda mais frágil, o Camarão Bee se tornou uma espécie de “melhorador de genética” da classe. Há na verdade graduações altíssimas do Camarão Bee que podem ser cruzadas com graduações também altas do Camarão Crystal Red. Essas altas graduações do Camarão Bee permitem uma variação genética maior para o camarão Crystal Red sem que haja prejuízo na graduação dos mesmos. É esperado que essa tática de cruzamentos fortaleçam ainda mais a genética dos camarões, mantendo assim um sistema imunológico mais forte e eliminando outras vulnerabilidades que surgem com os sucessivos cruzamentos seletivos. É de conhecimento geral que os camarões de graduações mais altas entre os Bee e Crystal Red carreguem consigo uma chance maior de doenças e/ou mortalidade. Um cuidado extra deve ser tomado com esses camarões, especialmente os de graduações mais caras.


Graduações

Graduar essa espécie é exatamente igual a graduação adotada para os de variação vermelha. Por favor, leia o Crystal Red Grading Guide* para mais informações sobre como graduar o Camarão Bee. Todos os métodos se aplicam para a espécie em termos de graduação. Adquirir um Camarão Bee de alta graduação não é uma má ideia se o objetivo for aumentar a graduação dos Camarões Crystal Red. Essa ação pode fazer com que você economize muito dinheiro, já que camarões de graduações altas da variação Crystal Red podem custar mais de $1200 por um único exemplar, quando valores bem mais altos já foram registrados. Pode parecer loucura, mas é verdade. Há verdadeiros aficionados mundo a fora que querem muito as graduações mais raras.



Aquisição

O preço do Camarão Bee é menor do que o do seu primo avermelhado, simplesmente pelo fato da baixa popularidade do camarão. É um camarão muito bonito assim mesmo. Eu acredito que essa é uma das espécies que irá se popularizar no tempo que o Crystal Red começar a deixar de ser tão badalado. Uma coisa que pode levantar a espécie é se acontecer uma variedade vermelha e preta, uma variedade que seria totalmente nova. Talvez isso venha a acontecer algum dia, da mesma forma que a variação vermelha do camarão ocorreu aleatoriamente em 1996.



Fotos adicionais:






Traduzido por: Fábio Correia

 
« Voltar  
 

Planeta Invertebrados Brasil - © 2024 Todos os direitos reservados

Desenvolvimento de sites: GV8 SITES & SISTEMAS